×
Loading ...

Como tornar uma foto desfocada mais nítida

Atualizado em 19 julho, 2017

Para novos fotógrafos, uma das habilidades mais difíceis de dominar é fazer fotos de pessoas em movimento. Fotografar em um ônibus ou carro pode também levar a um balançar que resulta em uma foto fora de foco. Seja qual for a razão da foto ficar desfocada, os fotógrafos devem utilizar um programa de edição de fotos para mudar o visual da foto e fazê-la parecer mais nítida. Mesmo que você não possa voltar no tempo e mudar o foco da foto, você pode mudar algum dos elementos digitais para fazê-la aparentar estar focada.

Instruções

Mesmo com uma câmera boa, pode ser difícil tirar fotos quando as pessoas estão se movendo (digital camera age image by Steve Brase from Fotolia.com)
  1. Abra o pacote de edição de imagens. Pode ser um comprado como o Adobe Photoshop ou um de download gratuito, como Photoscape ou GIMP para Windows.

    Loading...
    Faça suas fotos e passe-as para o programa de edição (la photo image by Richard villalon from Fotolia.com)
  2. Recorte a foto para para destacar o tema e remover detalhes irrelevantes. Mesmo se o assunto estiver fora de foco, isso moverá o olho até ele.

    Recorte a foto para destacar o tema (piles de photos 1 image by thierry planche from Fotolia.com)
  3. Trabalhe com a cor e contraste da foto para ajustá-la conforme desejar. Olhe para o tema da foto. Quais as cores principais? Se o tema tiver mais azul, mova a área azul do espectro de cor para focar nessa cor. Veja o que acontece com o assunto e plano de fundo. Ele deve saltar do fundo, enquanto o fundo perderá um pouco de intensidade. Mova para a barra de contraste e aumente o contraste entre as cores. Não mova até o máximo, apenas até algum lugar entre o meio e alto contraste, clique na barra de ferramentas e verifique se a foto não parece alterada demais antes de imprimir.

    Essa técnica funciona quando o tema e o fundo têm duas cores diferentes no espectro. Ela não funciona para uma pessoa vestindo verde em uma floresta.

  4. Vá para a barra de ferramentas no topo de tela de edição da foto. Clique em "Filtro", procure um chamado "Nitidez" e clique nele. Essa ferramenta faz os pixels se destacarem e dá a ilusão de clareza da foto. Você pode clicar nesse botão várias vezes até encontrar o nível certo de nitidez da foto. Como o contraste de cores, utilizar muito esse recurso faz a foto parecer muito processada. Se achar que exagerou demais, pressione o botão "Desfazer" na barra de ferramentas e o último ajuste será desfeito.

  5. Se sua foto precisar de mais nitidez, vá até a barra de ferramentas no topo da tela e clique em "Filtros". Encontre a ferramenta "Nitidez das Bordas". Se tiver recortado bem a foto e ela estiver concentrada no tema, este se destacará

    Destaque o tema recortando-o (security person image by Avesun from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Use a configuração RAW ao invés de JPG quando estiver fotografando em um local onde você provavelmente perderá o foco das fotos. Ela preservará mais da cena original do que JPG e tornará as fotos mais fáceis de editar.

O que você precisa

  • Câmera digital
  • Programa de edição de foto (Photoshop ou algum download gratuito)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...