Mais
×

Como tornar tinta de caneta permanente

Atualizado em 23 março, 2017

Algumas canetas possuem tinta permanente, mas somente um número pequeno de canetas-tinteiro ou canetas hidrográficas é permanente. Porém até mesmo tintas permanentes podem vazar ou esgotar-se com o tempo. Para fazer a tinta durar em cartas, documentos e ilustrações, use um fixador para artes. Esse produto é similar ao fixador spray para cabelo, mas gera um acabamento fosco, ao invés de brilhante, não gruda e protege a tinta indefinidamente.

Instruções

Preserve seu trabalho escrito à mão quando considerá-lo importante para o futuro (pen image by AGphotographer from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Compre um fixador permanente em lojas de materiais de arte. Há também fixadores parcialmente maleáveis conhecidos como "funcionais", que permitem determinadas correções. Para permanência, é melhor um fixador com maior durabilidade.

  2. Coloque o documento ou a ilustração que quer fixar em posição vertical em um ambiente bem ventilado. A maneira mais fácil de usar o fixador no papel sem afetar o ambiente do jardim ou da sua casa é colar o papel com fita adesiva no fundo de uma grande caixa de papelão e depois virá-la, de forma que o papel fique posicionado na vertical e a abertura da caixa, de frente para você. Enrole a fita adesiva em pequenos círculos e coloque-os no verso do papel, um em cada ponta, para assegurar que o fixador cubra todo o papel.

  3. Segure o fixador a alguns centímetros de distância do papel e use o spray, movendo-o para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, fazendo um movimento de zigzag por todo o papel.

  4. Aguarde cinco minutos para deixar a primeira camada seca e repita o processo. Duas a três camadas finas são mais eficientes do que apenas uma.

  5. Remova a fita adesiva do papel e deixe-o secar completamente. Esse processo deverá levar menos de uma hora.

O que você precisa

  • Fixador
  • Caixa de papelão
  • Fita adesiva
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article