Mais
×

Como tornear roscas em tarugos de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tornear uma rosca em um tarugo de madeira permite que você crie parafusos e partes móveis de madeira. Para assegurar a obtenção de roscas viáveis, você precisa usar as ferramentas adequadas de maneira apropriada. O uso incorreto de ferramentas para tornear pode danificar a rosca e rachar o tarugo. A tarraxa e o fuso usados para tornear roscas em madeira se assemelham às ferramentas usadas para criar parafusos de metal.

Instruções

Torneando roscas (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Abra o torno o suficiente para caber o tarugo girando a manivela em sentido anti-horário.

  2. Enrole um pedaço de pano na extremidade do tarugo. Posicione a extremidade que foi enrolada no torno. Gire a manivela em sentido horário para manter o tarugo preso no lugar.

  3. Segure a grosa para madeira em um ângulo de 15 graus em relação à extremidade do tarugo. Lime o entorno da extremidade a fim de criar uma leve conicidade. Limpe as raspas de madeira com a mão.

  4. Empurre a tarraxa macho no furo localizado no centro do fuso. Gire o parafuso em sentido horário com a ajuda de uma chave ajustável até que a tarraxa esteja firmemente encaixada na abertura.

  5. Alinhe a tarraxa com a extremidade cônica do tarugo. Gire o fuso em sentido horário para tornear a rosca. Gire-o no sentido anti-horário por meia volta a cada volta completa para remover raspas de madeira. Gire-o no sentido anti-horário para retirá-lo do tarugo quando o processo estiver terminado.

O que você precisa

  • Torno
  • Pedaço de pano
  • Grosa para madeira
  • Tarraxa macho
  • Fuso
  • Chave de boca ajustável
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article