on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A toxina dos ouriços-do-mar

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora as belas cores vívidas dos ouriços-do-mar parecem convidativas, não se deve tocar neles. Esses seres vivos podem ser bem perigosos, particularmente se você pisar em um. Seus espinhos longos e afiados são cobertos por uma toxina que é capaz de perfurar a pele de uma pessoa. Se o ferimento não for tratado adequadamente, causa irritação, inflamação e uma dor profunda.

Uma dor extrema é o resultado de um machucado causado por um ouriço-do-mar (sea urchin image by avaz from Fotolia.com)

Sobre as toxinas dos ouriços-do-mar

Muitos ouriços possuem toxinas em seus espinhos, nos pedicelos ou nas pinças curtas que usam para se defender. Ser perfurado por um ouriço-do-mar é doloroso; o veneno causa uma dor extrema. Algumas dessas toxinas interferem nos sinais nervosos ou podem até causar um aglutinamento de glóbulos vermelhos.

Loading...

Sendo picado

Uma pessoa pode se ferir tocando ou pisando nos espinhos cobertos de veneno. Normalmente, isso resulta em um machucado bem dolorido. Os espinhos, com frequência, ficam presos na pele, causando mais dor e inflamação, caso não sejam removidos.

Sintomas

O envenenamento causado pela toxina do ouriço-do-mar causa uma dor imediata, dor nas articulações, edema e dormência. Resulta ainda em uma severa sensação de queimadura, inchaço, sangramento, coceira, náusea, vômito, fraqueza muscular e dificuldade em respirar. Esses sintomas surgem imediatamente depois do contato, durando até seis horas.

Tratamento

Para tratar esse tipo de ferimento, é necessário imediatamente remover os espinhos e cuidar da área afetada com antibióticos tópicos. Lembre-se de tomar uma vacina antitetânica o mais rápido possível. Algumas vezes, a remoção cirúrgica pode ser realizada para extrair todos os fragmentos. Já que existem centenas de diferentes tipos de ouriços que são considerados venenosos aos humanos, o tratamento varia. Contudo, o vinagre dissolve a maioria deles. Por isso, compressas com essa substância podem ser suficientes para remover os espinhos que não penetraram tão profundamente na derme. A água quente também pode ajudar com o inchaço e a dor, já que a toxina desse é desativada pelo calor.

Avisos

O ferimento causado pelo ouriço-do-mar não deve ser tratado com um torniquete ou com gelo. Essa prática impede o fluxo de sangue para a região. As pessoas não devem cortar a área ou sugar o veneno, já que isso pode resultar em uma infecção bacteriana.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...