Mais
×

Como fazer um transferidor de 360 graus usando um prato de papel

Um transferidor circular completo pode ser usado para medir ângulos muito abertos para um semicircular padrão. Fazer o seu de um prato de papel é um projeto artesanal que também pode ajudar alunos a entender melhor a relação entre ângulos e círculos em geral.

Instruções

Faça seu próprio transferidor de 360 graus usando um prato de papel (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escolha um prato de papel com estrias ou curvas decorativas ao redor da borda. Muitas marcas possuem exatamente 36 ou 72 seções. Nesse caso, escolha um lugar de início e marque em graus, em separações de cinco ou dez, até marcar o círculo inteiro. Caso contrário, divida 360 pelo número de seções e marque o prato de acordo.

  2. Risque uma linha reta através do centro do prato, conectando a marca de grau "0" com a de "180". Alinhe a régua com as marcas de "90" e "270" graus. Faça uma linha vertical de 2 cm de comprimento começando na linha central. O ponto onde essas duas linhas se encontrarão será o centro de seu transferidor.

  3. Corte com a tesoura uma forma de meia-lua acima da linha central. Os números que descrevem os ângulos deverão ser deixados no lugar. Isso produzirá uma janela de observação tornando mais fácil a medição dos ângulos. Seu transferidor estará pronto para o uso.

Dicas

  • Se o seu prato de papel não tiver um acabamento de borda, amplie e imprima a imagem de um transferidor, que pode ser encontrado através dos recursos, e cole em seu prato.

O que você precisa

  • Prato de papel
  • Lápis
  • Régua
  • Tesoura
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article