×
Loading ...

Como transformar bordados de meio ponto em gráficos para ponto cruz

Os gráficos para o bordado em talagarça e para o ponto cruz são muito parecidos. Ambos utilizam um formato quadriculado. As principais diferenças são as cores e os códigos. Diversos pontos podem ser usados para bordar talagarça. O mais comum é o meio ponto em diagonal, também conhecido como ponto de gobelin, que é exatamente a metade do ponto cruz. Para converter um gráfico de talagarça para ponto cruz é preciso mudar o jeito de raciocinar sobre o bordado.

Instruções

Transforme um gráfico de talagarça em ponto cruz mudando seu raciocínio sobre o bordado (cross-stitch image by Lytse from Fotolia.com)
  1. Observe o gráfico do bordado. Perceba os quadrados e como estão marcados. Entenda a nova lógica de que cada quadradinho passará a corresponder a um ponto de cruz, em vez de meio ponto. Avalie se o gráfico é suficientemente detalhado para ser transformado em ponto cruz.

    Loading...
  2. Determine quanto do fundo e preenchimento do gráfico serão usados no ponto cruz. Remova as áreas desnecessárias na hora de bordar. Marque os pontos na tela com canetinha nas cores desejadas, para ajudar a identificar quando a cor da linha deve ser trocada.

  3. Escolha um tecido para bordar em ponto cruz. Conte os pontos do gráfico para determinar o tamanho do tecido. Escolha se irá utilizar etamine ou cânhamo em algodão de trama fina ou larga. Quanto mais fina a trama, menor será o ponto.

  4. Siga o gráfico como se fosse um padrão para bordar ponto cruz. Conte os quadrados para posicionar o motivo no tecido. Siga o gráfico até completar a figura.

Loading...

O que você precisa

  • Gráfico de talagarça
  • Canetinhas coloridas
  • Tecido para bordar
  • Agulha
  • Linha para bordado
  • Tesoura
Loading ...
Loading ...