Tratamento para baixa quantidade de células brancas

Escrito por venice kichura | Traduzido por daniel ranieri negri
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para baixa quantidade de células brancas
Imagem de uma célula branca (Dr. Glenn Littel - Wikimedia Commons image)

Quando a contagem de células brancas do sangue é menor do que o considerado normal, você sofre de uma condição conhecida como leucopenia, que enfraquece a capacidade do organismo para combater infecções. De acordo com um artigo do site SteadyHealth.com, o nível normal de células brancas é entre 4.300 e 10.000 por milímetro cúbico de sangue. Normalmente as pessoas apresentam uma queda nos glóbulos brancos quando submetidos a tratamentos como radioterapia ou quimioterapia para vários tipos de cânceres. Tais doenças, como a doença de Wilson e linfoma de não-Hodgkin durante a gravidez, podem reduzir a quantidade de células brancas.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de células brancas sanguíneas

Existem cinco tipos diferentes de células brancas normais do sangue, incluindo linfócitos, neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos. Enquanto alguns distúrbios das células brancas do sangue pertencem a um único tipo de células brancas, outros podem envolver vários ou todos eles. Os distúrbios mais comuns são os que envolvem os neutrófilos e linfócitos.

Tratamentos médicos

Medicamentos como Pegfilgrastim e Filgrastim são frequentemente prescritos para o tratamento de baixa quantidade de células brancas. Descritos como "fatores de crescimento", eles contêm citocinas, que aumentam o número de células brancas do sangue na medula óssea. Outras medicações que podem ajudar a aumentar o número de glóbulos brancos do sangue incluem epinefrina, aspirina, o alopurinol, heparina, corticosteroides, clorofórmio e quinino. Drogas que impedem quedas acentuadas na contagem de células brancas do sangue incluem leukine, sargramostim e filgrastim. Medicamentos como Gancioclovir ou aciclovir podem ajudar a evitar infecções virais específicas.

Medicações antimicrobianas

Quando o sistema imunológico é suprimido por causa da quimioterapia ou medicamentos específicos, os médicos podem prescrever medicamentos antimicrobianos ou substâncias que retardam ou matam as bactérias e micróbios. Alguns incluem Flucanozole, Sulfametoxazol, Filgrastim e Intraconzole.

Injeções e intravenosas

Às vezes, administrando uma baixa contagem de células brancas de um paciente devido a tratamentos de câncer, os médicos pedem um tratamento com injeção ou intravenoso. Tais tratamentos envolvem proteínas específicas que podem permitir que o sangue da medula produza mais glóbulos brancos, assim como as células vermelhas do sangue, chamadas de plaquetas. Esses fatores de crescimento permitem que o corpo funcione quando está saudável.

Higiene pessoal e precauções

Quando as células brancas do sangue estão baixas, tome cuidado extra em seus hábitos de higiene pessoal para reduzir a ameaça de infecção. Além de lavar as mãos, limpe a boca várias vezes ao dia usando um anti-séptico bucal fresco. Mantenha as unhas bem aparadas, mas seja cauteloso para não cortá-las a ponto de sangrarem. Converse com o seu médico sobre maneiras para não contrair doenças e proteja-se com vacinas para prevenir infecções graves antes da temporada de gripe.

Avisos

Use uma máscara cirúrgica em ambientes públicos lotados, como um aeroporto, porque as plantas frescas, flores ou frutas podem ser portadoras de fungos e bactérias, então evite-as. Procure por arranhões e cortes que precisem de limpeza e, se você se cortar, coloque novos curativos pelo menos uma vez por dia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível