Tratamento da demência com corpos de Lewy

Escrito por molly land | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento da demência com corpos de Lewy
Assim como na doença de Alzheimer, o tratamento da demência com corpos de Lewy consiste em controlar os sintomas (Lawrence Berkeley National Library/Photodisc/Getty Images)

A demência com corpos de Lewy (substâncias que se acumulam no córtex cerebral) é um transtorno cerebral progressivo e fatal, para o qual não existe tratamento. Assim como o Alzheimer, uma condição estreitamente relacionada, o tratamento consiste em controlar os sintomas na tentativa de desacelerar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida. Os sintomas desse transtorno incluem declínio cognitivo, alucinações visuais, rigidez muscular e flutuações no alerta mental.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas cognitivos

Os inibidores da colinesterase são fármacos usados para tratar o declínio cognitivo da doença. Essas medicações foram desenvolvidas para os pacientes de Alzheimer, mas descobriu-se que também agem em pacientes que sofrem de demência com corpos de Lewy. Não interrompem ou revertem a doença, mas agem no sentido de alentecer sua progressão, podendo melhorar a função cognitiva a curto prazo.

Alucinações

As pessoas com demência com corpos de Lewy têm alucinações visuais. Se estas forem inquietantes ou deixarem o paciente perturbado, o médico pode prescrever uma medicação. Às vezes, tomar um inibidor da colinesterase manterá os sintomas psiquiátricos sob controle. Caso contrário, o médico pode prescrever um medicamento antipsicótico. Contudo, os médicos são cautelosos no que se refere a prescrições dessas drogas, pois elas tendem a piorar a rigidez muscular.

As pessoas com essa doença reagem de modo diferente às medicações e podem experimentar graves efeitos colaterais. Para complicar mais o problema, nem todos os pacientes com esse tipo de demência reagem da mesma maneira às mesmas medicações. Encontrar o tratamento eficaz para alucinações pode ser difícil, se não impossível. Os pacientes afetados pelo transtorno geralmente têm alucinações visuais de animais de estimação ou crianças, e contanto que estas não sejam perturbadoras, o médico pode fazer a recomendação de deixar o paciente acreditar que são reais.

Rigidez muscular

Algumas vezes, prescreve-se remédios para a rigidez muscular que é grave o suficiente para afetar a qualidade de vida do indivíduo. São fármacos administrados a pacientes com problemas motores, causados pela doença de Parkinson. A demência com corpos de Lewy tem sintomas que parecem ser uma combinação das doenças de Alzheimer e Parkinson e, por isso, responde bem aos medicamentos usados para tratar essas doenças. Se a rigidez muscular não for grave, o médico poderá não recomendar a administração de um fármaco para evitar interações medicamentosas (interferências entre medicamentos) ou efeitos colaterais.

Terapia

A terapia também pode ser benéfica no tratamento, especialmente nos estágios iniciais da doença. A fisioterapia pode melhorar a marcha e ajudar a manter os músculos flexíveis. Sessões de fonoaudiologia podem ajudar a controlar problemas de deglutição e a melhorar a fala. A terapia ocupacional pode auxiliar o paciente a manter as habilidades necessárias à independência no ambiente doméstico. A terapia em grupo pode ser benéfica nos estágios iniciais da doença, quando o paciente está tentando enfrentar o novo diagnóstico. Essa terapia também pode ser benéfica para os cuidadores e membros da família do paciente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível