Mais
×

Qual é o tratamento para HIV/AIDS?

Atualizado em 17 abril, 2017

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma desordem autoimune causada pelo HIV (Vírus de Imunodeficiência Humana). Apesar de não existir cura para HIV/AIDS, os sintomas podem ser controlados através do tratamento com medicamentos antirretrovirais.

O tratamento do HIV/AIDS é predominantemente medicamentoso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Terapia antirretroviral altamente ativa

A terapia antirretroviral altamente ativa (TARAA) usa uma combinação de drogas antirretrovirais de diferentes classes para combater o vírus HIV, reduzindo a possibilidade do paciente desenvolver resistência medicamentosa.

Inibidores da transcriptase reversa

Os medicamentos inibidores da transcriptase reversa agem interferindo com o processo de transcrição reversa do vírus, o que reduz ou interrompe a reprodução desse no corpo.

Inibidores de protease

Os inibidores da protease são um tipo de droga antirretroviral que interfere com a enzima que produz as partículas virais do HIV.

Inibidores da entrada, da fusão e da integrase

Essas três classes de medicamentos interrompem o progresso do vírus HIV através da inibição da capacidade do vírus de entrar nas células hospedeiras no corpo.

Produtos multimedicamentosos

A atripla é o primeiro medicamento aprovado pelo FDA que combina duas classes de drogas antirretrovirais em um comprimido, simplificando o tratamento para os pacientes. Outras terapias multimedicamentosas estão atualmente em desenvolvimento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article