Tratamento para micose capilar

Escrito por sheila wilson | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento para micose capilar
Um shampoo medicado é um tipo de tratamento para micose capilar (shower series 2 image by Alexey Stiop from Fotolia.com)

A micose capilar é uma infecção fúngica dos folículos pilosos. Este tipo de micose geralmente ocorre no couro cabeludo. Os tratamentos dessa micose matam o fungo que a causa e ajudam a prevenir a propagação da doença para outras pessoas. Alguns tipos de tratamento de micose capilar são vendidos nos balcões das farmácias, enquanto outros exigem receita médica.

Outras pessoas estão lendo

Micose capilar

Diferentes infecções fúngicas causam diferentes tipos de micose. A capilar, também chamada de microsporose, geralmente é causada pelo fungo Microsporum audouinii ou pelo Microsporum canis. Esta infecção fúngica pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou de gatos e cães para as pessoas. A micose capilar geralmente afeta crianças, embora os adultos também possam desenvolvê-la.

Sintomas da micose capilar

O couro cabeludo é a parte do corpo que é mais frequentemente afetada pela micose capilar. A pessoa infectada pode ter manchas redondas de uma erupção cutânea escamosa que pode ser vermelha ou inflamada. A fronteira circular da erupção pode tornar-se ligeiramente levantada. A micose capilar faz o cabelo ficar fraco e quebrar perto do couro cabeludo, na área da erupção cutânea. A erupção pode causar coceira em algumas pessoas.

Medicação tópica

Uma pomada antifúngica aplicada à erupção é o tratamento mais comum para a micose capilar. Às vezes, o antifúngico tópico é o único tratamento necessário para se livrar da doença. No entanto, muitos médicos prescrevem medicação antifúngica oral, uma vez que a tópica pode não penetrar no couro cabeludo o suficiente para proporcionar um tratamento eficaz.

Medicação oral

Um medicamento antifúngico oral pode ser prescrito para o tratamento de micose capilar. A griseofulvina é uma medicação oral disponível em forma de líquido ou comprimido, que é usada no tratamento de micose no couro cabeludo. O cloridrato de terbinafina é um tratamento de micose capilar que está disponível em grânulos que podem ser polvilhadas sobre alimentos. Estes medicamentos devem ser tomados conforme prescrito pelo médico.

Tratamento com corticosteroides

Se a micose não desaparecer com o tratamento antifúngico tópico ou oral, um médico pode prescrever creme de corticosteroide. A utilização prolongada de corticosteroides é evitada, se possível. Se a micose for grave, uma medicação oral com corticosteroides pode ser prescrita.

Tratamento caseiro

De acordo com a Clínica Mayo, cremes antifúngicos vendidos nos balcões das farmácias são tratamentos caseiros eficazes para muitos tipos de micose, mas aquela que afeta o couro cabeludo pode ser tratada com um shampoo medicado, vendido em drogarias. Este produto contém sulfeto de selênio, que ajuda a matar o fungo que causa a micose. O shampoo de sulfeto de selênio pode impedir a propagação da doença para outras áreas do corpo e para outras pessoas. O shampoo deve ser usado duas ou três vezes por semana durante um mês e deixado no couro cabeludo durante cinco minutos antes de enxaguar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível