Tratamentos para o transtorno de processamento sensorial

Escrito por nancy fulton | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Pessoas que sofrem de transtorno de processamento sensorial vêem estímulos visuais, auditivos, olfativos e sensoriais normais de forma esmagadora. O botão em uma camisa, meias com as costuras erradas e a luz de uma tarde brilhante são coisas que podem conduzir uma criança com este distúrbio à histeria. Adultos com este transtorno geralmente têm encontrado maneiras de lidar com os estímulos indesejados, mas isso nem sempre é o caso. Eles podem achar que ficam extremamente improdutivos e desconfortáveis em ambientes que provocam suas reações naturais.

Outras pessoas estão lendo

Dieta sensorial

Desenvolver e implementar uma dieta do transtorno de processamento sensorial, às vezes chamada de dieta de transtorno de integração sensorial, permite que os pacientes tomem decisões cuidadosas sobre quando, onde e como eles serão expostos a estímulos indesejados. Identificar exatamente o estímulo que provoca uma má reação e as formas de se acalmar facilita e torna possível criar ambientes que reduzam os sentimentos indesejados e comportamentos relacionados aos estímulos. Embora não se possa acabar com ruídos, cheiros e sons indesejados presentes no mundo, pode-se, certamente, criar ou encontrar lugares que não apresentem esses gatilhos.

Terapia ocupacional

Neste curso do tratamento, os pacientes trabalham com terapeutas ocupacionais que tratam sobre como lidar com transtorno de processamento sensorial no trabalho, no lazer, em casa ou na escola. Exercícios específicos podem ser desenvolvidos para ajudar os pacientes a se acalmarem quando os estímulos indesejados ocorrem. Eles também podem ser ensinados a identificar rapidamente as fontes de estímulos indesejados e eliminá-las ou reduzir o impacto de forma rápida e discreta. Por exemplo, uma criança com a síndrome pode ser ensinada a escolher uma cadeira que lhe permite encarar o professor, sem olhar para a luz brilhante de uma janela. Ela pode ser ensinada a usar protetores de ouvido para reduzir o caos de uma sala de aula normal a um nível suportável.

Terapia de audição

A informação auditiva tem um impacto íntimo e direto na emoção e no comportamento. Informações processadas a este nível são muitas vezes inconscientes. A terapia de audição normalmente envolve o uso de CDs e fones de ouvido de alta qualidade para ajudar a integrar um paciente a emoções, movimento e comportamento. CDs são executados em um nível abaixo do discurso (de 50 a 60 dB), e eles são dirigidos a comportamentos específicos. O uso dessas ferramentas é geralmente sugerido por um terapeuta ocupacional ou um médico.

Medicamentos

Medicamentos quase nunca são usados ​​para tratar a síndrome. Quando uma criança com a doença toma medicamentos, ela é geralmente tratada para uma outra doença como o TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). Em alguns casos, os medicamentos realmente pioram a condição da síndrome. Dietas sensoriais, terapia ocupacional e terapia de audição são alguns dos tratamentos mais utilizados para pessoas com o transtorno de processamento sensorial. Se você ou alguém que você conhece parece estar sofrendo da doença, procure ajuda médica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível