Saúde

Como tratar bolhas na pele?

Escrito por lisa parris | Traduzido por claudio silva
Como tratar bolhas na pele?

Bolhas podem ser causadas por sapatos inadequados

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

A bolha é um acúmulo de líquido sob ou dentro da epiderme que faz com que a pele borbulhe e inche. Ela normalmente se forma pela fricção ou atrito com os sapatos, tecidos ásperos ou outros materiais contra a pele. Como a pele exterior se desprende das camadas internas, os fluídos rapidamente preenchem o espaço, causando a formação de uma bolha antiestética e desconfortável. Elas também podem ser recobertas por pele danificada por queimadura causada por calor ou frio. Não importa qual seja a causa, o tratamento básico é o mesmo.

Outras pessoas estão lendo

Avaliação

Quando suspeitar que você tem uma bolha se formando, pare o que estiver fazendo e faça uma inspeção visual na área. Se estiver sentindo dor leve e vermelhidão devido à fricção, cobrir a área com um pedaço pequeno de adesivo pode prevenir que ela se forme. Se já houver uma, tome as medidas necessárias para evitar mais complicações, como mudar o calçado ou usar luvas, principalmente se a pele não tiver rompido. A bolha proporciona um escudo protetor contra bactérias, reduzindo a possibilidade do surgimento de uma infecção de pele no local. Cubra a área com um curativo macio até que possa cuidar da ferida de forma adequada.

Trate

Para cuidar adequadamente de sua bolha, comece lavando a área afetada com sabão antibacteriano e água morna. Após a lesão ter sido completamente limpa, seque com uma toalha. Pressione uma bola de algodão embebida em álcool isopropílico contra ela, e em seguida, mergulhe uma agulha ou alfinete no anti-séptico para esterilizá-lo quimicamente. Perfure a bolha, fazendo vários pequenos buracos ao redor da borda, e depois espere o fluido sair do tecido lesado. Aplique uma pomada antibiótica como a Neosporin na a área afetada e cubra com uma gaze estéril. Prenda o curativo com um pedaço de esparadrapo ou uma bandagem. Após 48 horas, retire a gaze e corte a pele morta. Limpe o local com álcool mais uma vez. Troque o curativo todos os dias até que a bolha tenha cicatrizado.

Advertência

Se a área ferida não cicatrizar em sete dias, ou se o local da lesão começar a mostrar sinais de infecção, tais como secreção de pus, aumento da vermelhidão, calor quando tocado ou um aumento no desconforto físico ao redor, procure ajuda médica imediatamente. Além disso, se você for diabético, consulte seu médico antes de tentar o auto-cuidado.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media