Mais
×

Como tratar uma cicatriz de um peeling com TCA

Atualizado em 17 abril, 2017

O peeling químico de profundidade média designado para queimar camadas de pele envelhecida e danificada, o peeling com ácido tricloroacético (TCA), é usado para tratar cicatriz leves de acne, lesão por sol e manchas senis. No entanto, como o procedimento é essencialmente uma queimadura controlada, o peeling com TCA pode causar cicatriz se usado inadequadamente. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, o risco de cicatriz é baixo e usualmente pode ser tratado com bons resultados.

Instruções

As cicatrizes de peeling com TCA são fáceis de tratar (Skin care. Beauty. image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)
  1. Aplique gel de aloe vera na área afetada imediatamente. O Centro Médico da Universidade de Maryland recomenda aplicar aloe vera até quatro vezes por dia para amaciar e curar as queimaduras menores.

  2. Aplique um creme ou gel de tratamento de cicatriz para amolecer a cicatriz. Esses produtos de tratamento são projetados para amolecer o tecido cicatricial e melhorar a aparência de novas cicatrizes. Para melhores resultados, os cremes devem ser consistentemente aplicados várias vezes por dia.

  3. Coloque uma cobertura de gel de silicone sobre a área cicatrizada. De acordo com o website do Make Me Heal, as coberturas de silicone aplicam pressão direta na cicatriz, minimizando sua aparência.

  4. Pergunte ao seu dermatologista sobre um tratamento de cicatriz ambulatorial, como microdermabrasão ou terapia com laser. Os tratamentos com lasers não ablativos podem reduzir a aparência de cicatrizes menores, incluindo as cicatrizes de peeling por TCA.

  5. Evite a exposição ao sol e proteja a pele cicatrizada com protetor solar toda vez que você sair de casa. Para uma proteção extra, use um chapel de aba larga. A pele cicatricial e reparadora é muito delicada e pode ser adicionalmente danificada pela exposição a UV.

Dicas

  • A pele pode se apresentar vermelha e hiperpigmentada vários dias após um peeling com TCA. Apesar dessa descoloração poder ser confundida com cicatriz, a pigmentação irá desaparecer com o tempo.
  • Não tente aplicar peeling de média profundidade em casa. Escolher um profissional de cuidado com pele experiente reduz o risco de cicatriz pós-peeling com TCA.
  • Coma uma dieta balanceada, evite nicotina e álcool e tome suplementos vitamínicos como vitamina C para incentivar a reparação da pele.

O que você precisa

  • Gel de aloe vera
  • Creme de tratamento de cicatriz
  • Folhas de silicone
  • Protetor solar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article