Mais
×

Como tratar a congestão nasal em um bebê de dois meses de idade

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A congestão nasal em uma criança de dois meses de idade pode ser extremamente frustrante para o bebê e para seus pais ou cuidadores. Até cerca de dois meses de idade, as crianças fazem praticamente toda a sua respiração através de seus narizes. Ter um nariz entupido não só pode tornar a respiração difícil para eles, mas também interferir na alimentação, uma vez que devem respirar pelo nariz ao sugar o leite. Tratar a congestão nasal em um bebê requer apenas alguns suprimentos.

Instruções

Ter um nariz entupido não só pode tornar a respiração difícil para os bebês, como também pode interferir na alimentação, uma vez que eles respiram pelo nariz ao sugar o leite (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

    Tratando do congestionamento do bebê

  1. Use uma seringa nasal de bulbo para retirar o excesso de muco. Aperte o bulbo para expelir o ar e, em seguida, insira-o por 0,6 cm a 1,2 cm no nariz do bebê. Solte o bulbo para sugar o muco. Retire-o do nariz do bebê e pressione a ponta contra um tecido. Aperte-o algumas vezes rapidamente para expelir o muco no tecido. Repita a operação, se necessário, e limpe o bulbo colocando e liberando água quente com sabão.

  2. Adicione umidade ao ar usando um umidificador. Aponte a névoa longe do berço e certifique-se de limpá-lo entre os usos.

  3. Prepare um banho quente e sente-se no banheiro, segurando a criança (não coloque o bebê sob o fluxo de água). Sentar-se no meio do vapor pode ajudar a acabar com o congestionamento.

  4. Borrife algumas gotas de spray nasal salino de não-prescrição no nariz do bebê, se o seu médico recomendar esse tratamento.

  5. Continue a dar ao bebê fluidos em abundância. Ele pode não estar comendo bem devido ao congestionamento, de modo que você possa ter que alimentá-lo em intervalos mais curtos e com mais frequência.

  6. Consulte o seu médico sobre o uso de remédios para febre, se necessário. A maioria dos médicos permitem uma pequena dose de paracetamol para crianças, se o bebê pesar o bastante. Não administre esse ou qualquer medicamento em uma criança pequena sem a aprovação do seu médico.

Aviso

  • Sempre consulte seu médico antes de dar qualquer tipo de medicamente a um bebê de dois meses de idade.
  • Nunca dê aspirina a um bebê, pois pode causar Síndrome de Reye.
  • Chame seu médico se a criança estiver com febre. Consulte um atendimento médico de emergência se o seu bebê estiver chorando de forma inconsolável, se tiver uma febre superior a 38 ºC, erupção cutânea ou se estiver vomitando e com diarreia grave.

O que você precisa

  • Seringa nasal de bulbo
  • Umidificador
  • Chuveiro
  • Fórmula ou leite materno
  • Pulverização salina (opcional)
  • Paracetamol infantil (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article