Como tratar a estomatite

Escrito por ehow contributor | Traduzido por ana rodrigues

A estomatite é basicamente uma inflamação do revestimento mucoso da boca. Por existirem muitas causas para a inflamação, existem diferentes tipos dessa condição. Todos eles podem fazer uma pessoa miserável. A doença afeta o comer e o falar e é muito dolorosa. Ela pode produzir muito mau hálito e pode até mesmo fazer uma pessoa parecer doente. Infelizmente, não há cura "instantânea" para qualquer uma das formas de estomatite. Tratá-la exige atenção aos detalhes e persistência.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Procure uma possível causa de sua estomatite. Uma causa comum é um aumento repentino no consumo de frutas como melão ou bagas quando elas entram em temporada. Começar a ingestão de uma nova vitamina, beber café mais quente, beber mais refrigerantes, aumentar o consumo de álcool, ter tratado-se recentemente com um antibiótico, ou passado por um tratamento odontológico recente são outras causas. Basicamente, você deve agir como um "Sherlock Holmes" completo para ver se houve alguma mudança no que você põe em sua boca.

  2. 2

    Interrompa quaisquer possíveis causas que você tenha definido. Isso deve melhorar significativamente a sua dor na boca dentro de 3 a 5 dias.

  3. 3

    Pratique boa higiene. Melhore os seus sintomas e acelere a recuperação, praticando uma boa higiene da boca e evitando traumas. Lave a boca de 3 a 4 vezes por dia com uma solução de água salgada, e não um antisséptico bucal. O objetivo é permitir que as membranas mucosas curem, e os antissépticos bucais podem ser irritantes. Evite alimentos traumatizantes como amendoim, batatas fritas, doces duros, legumes duros e tacos, bem como gomas de mascar. Use uma escova de dente com cerdas macias. No lugar do antisséptico bucal, você pode bochechar com uma mistura de um antiácido e elixir de difenidramina (ver Dicas para detalhes).

  4. 4

    Consulte o seu médico. Se você não pode isolar uma causa para a estomatite, caso ela não desapareça em 3 a 5 dias, ou caso esteja interferindo na sua capacidade de ingerir líquidos, você deve consultar o seu médico. Isso é importante porque há muitas doenças, algumas graves, que podem causar a estomatite. O seu médico pode precisar fazer testes ou prescrever medicamentos específicos.

  5. 5

    Consulte o seu médico se você tem úlceras recorrentes. Estas pequenas úlceras podem ser extremamente dolorosas, especialmente se ocorrerem na língua. Elas respondem bem a cauterização.

  6. 6

    Trate a queilite angular (rachaduras no canto da boca) com a mistura de um creme antibiótico e 1% de hidrocortisona aplicado com frequência durante o dia. Esta forma particular de estomatite é mais frequentemente causada por dentaduras mal ajustadas.

Dicas & Advertências

  • A mistura de antiácido (Maalox força extra, Gás Mylanta II) e difenidramina (Benadryl) é uma simples mistura 1 para 1. Você enxágua a boca com ½ colher de chá desta mistura a cada quatro horas, conforme necessário. Mantenha-a em sua boca por 30 a 60 segundos e depois cuspa. Ela cobrirá as áreas mais inflamadas e as úlceras, adormecendo-as por 15 a 30 minutos. Se você engolir a solução, pode tornar-se sonolento.
  • Uma solução aquosa de sal pode ser preparada através da dissolução de 1/3 de colher de chá de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio em 200 ml de água.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media