Como tratar uma pequena entorse de tornozelo com o método R.I.C.E

Escrito por sava tang alcantara | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tratar uma pequena entorse de tornozelo com o método R.I.C.E
Pequenas entorses de tornozelo criam microrrupturas nos tecidos ao redor da articulação do tornozelo, inchaço e descoloração da pele (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Pequenas entorses de tornozelo criam microrrupturas nos tecidos ao redor da articulação, inchaço e descoloração da pele. Este tipo de entorse pode ocorrer por desequilíbrios musculares no pé e na perna, sapatos que se encaixam mal ou simplesmente acidentes onde pé e tornozelo são virados. A supinação é quando o osso do tornozelo vira para fora. A pronação ocorre quando ele vira para dentro. Um podólogo pode lhe dar conselhos de como prevenir-se para que você não desenvolva tornozelos cronicamente fracos. Se tiver dor aguda ou simplesmente não for capaz de suportar o peso sobre o tornozelo, vá a um pronto socorro para descartar fraturas por estresse no osso. Uma entorse de tornozelo é dolorosa, mas se a dor for intensa, pode ser um osso quebrado. R.I.C.E é um acrônimo em inglês que significa (rest, ice, compress and elevate - descanso, gelo, compressa e elevação). Esta é a maneira tradicional para tratar pequenas entorses e pode ser feita em casa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Tire o peso do pé imediatamente. Ainda no local do acidente, onde você virou o pé, sente-se e retire o sapato e a meia.

  2. 2

    Aplique uma bolsa de gelo no tornozelo inchado. Enrole um pano em um bloco de gelo para proteger sua pele do contato direto ou use uma compressa fria. Aplique gelo por 10 minutos, retire por 5 minutos e reaplique. Faça isso na primeira hora, se possível.

  3. 3

    Comprima o tornozelo para criar uma barreira, de modo que o inchaço não aumente. Use uma atadura limpa para enrolar em todo o peito do pé e sobre o osso do tornozelo, passando pela camada de gelo e a parte superior do pé. Enrole apenas duas ou três vezes. Fixe o curativo.

  4. 4

    Eleve o pé e o tornozelo inchado, pelo menos até o nível de seu quadril ou um pouco mais, se possível. Sente-se em uma cadeira e coloque o pé sobre um travesseiro ou uma segunda cadeira. Substitua o bloco de gelo conforme necessário, para ajudar a reduzir o inchaço.

  5. 5

    Descanse. Especialmente nos cinco primeiros dias, coloque gelo no pé diariamente, de manhã e à noite, antes de dormir. Mantenha o pé elevado e levemente comprimido com uma atadura.

  6. 6

    Mantenha seu tornozelo protegido com uma tornozeleira recomendada pelo médico. Algumas são grossas e elásticas e outras são muito mais finas, que poderão ser usadas facilmente com sapato.

  7. 7

    Consulte seu médico se o inchaço não tiver reduzindo gradativamente ou se você sentir qualquer dor aguda na articulação do tornozelo, no pé ou na perna. Pode levar de 7 a 10 dias antes que você possa suportar totalmente seu peso com este pé.

  8. 8

    Consulte um fisioterapeuta se sentir que seu tornozelo inchado está mais fraco que antes da entorse. Ele poderá avaliar a situação e lhe recomendar exercícios de fisioterapia para recuperar sua força.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível