×
Loading ...

Como tratar queimaduras causadas pelo ferro de passar roupas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Não é incomum alguém se queimar ao passar roupa. Estas queimaduras são dolorosas e precisam ser tratadas corretamente para que possam se curar rapidamente e não infeccionem. Com o tratamento adequado, dores prolongadas, coceiras e cicatrizes podem ser evitadas. Às vezes, essas queimaduras podem ser tratadas em casa, outras vezes é melhor ir ao pronto-socorro.

Instruções

Não é incomum alguém se queimar ao passar roupa (Gabriel Garcia/Demand Media)
  1. Verifique a gravidade da queimadura. Os sintomas de uma pequena queimadura incluem vermelhidão, dor e um leve inchaço. Neste caso, apenas a camada superior da pele é afetada. A queimadura de segundo grau é moderadamente grave: apresentará manchas e bolhas. Se você tiver sofrido uma queimadura mais grave, vá ao médico imediatamente. Procure atendimento médico imediatamente para qualquer queimadura com mais de 5 cm de diâmetro.

    Loading...
    Verifique a gravidade da queimadura (Gabriel Garcia/Demand Media)
  2. Lave a queimadura de segundo grau ou menor com água fria corrente. Você também pode usar gelo para resfriar a área, mas não o aplique diretamente sobre o ferimento. A pele queimada é muito sensível e você pode piorar a condição.

  3. Deixe a queimadura secar e, em seguida, aplique uma loção à base de água ou um creme para queimaduras. A loção, ou o creme, manterá a pele úmida, evitando coceiras, e também prevenirá que a gaze grude sobre a queimadura, o que resultaria em infecções. Certifique de que a loção seja totalmente absorvida pela pele. Se a sua queimadura começar a empolar e criar bolhas, não tente estourá-las, abri-las ou furá-las, e não aplique muita pressão sobre elas.

  4. Coloque uma gaze esterilizada ou curativo esterilizado sobre a queimadura. Prefira a gaze medicinal à regular. A gaze medicinal manterá a queimadura úmida e prevenirá irritações. Se utilizar gaze regular, certifique-se de que tenha um forro anti-aderente.

  5. Use esparadrapo para manter a gaze no lugar. Enrole a queimadura vagamente, para que as bolhas não sejam pressionadas e possa se curar naturalmente. Troque seu curativo duas vezes ao dia em intervalos regulares.

Loading...

Dicas

  • Uma alternativa interessante é uma planta que você provavelmente encontrará em seu jardim e que pode ser usada para tratar queimaduras. A babosa é uma planta doméstica muito comum, que trata muitas irritações dermatológicas. Para tratar queimaduras, esprema uma folha de babosa e aplicar o gel resultante na área afetada. Certifique-se, porém, de que a vítima da queimadura não seja alérgica ao gel da babosa.

O que você precisa

  • Água fria / gelo
  • Loção / creme para queimadura
  • Gaze esterilizada / curativo esterilizado
  • Esparadrapo

Referências

Loading ...
Loading ...