Casa

Como tratar tapetes com mau cheiro?

Escrito por dale yalanovsky | Traduzido por guilherme rocha
Como tratar tapetes com mau cheiro?

Saiba como evitar o mau cheiro em seu tapete

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Tapetes podem ficar com mau cheiro devido à circulação de pessoas, queda de líquidos e animais. Às vezes, só o uso do aspirador de pó não vai neutralizar os odores. É fundamental fazer uma limpeza profunda e periódica dos tapetes para retirar o mau cheiro e manter o frescor de sua casa.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza a vapor

O melhor tratamento contra o mau cheiro do carpete é alugar um higienizador a vapor comercial. A maior parte das lojas de ferramentas possui uma seção de aluguel para quem vai fazer limpeza, oferecendo ainda diversos detergentes e neutralizadores de odores que você pode usar com uma marca particular de higienizador a vapor. Eles são simples de usar se você seguir as instruções.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio controla odores. Aplique um pouco de bicarbonato de sódio diretamente sobre qualquer ponto que não esteja cheirando bem, ou cubra seu tapete inteiro com ele. Deixe descansar de uma noite para outra, e no dia seguinte, aspire o tapete. Para odores mais fortes como o de animais, primeiramente coloque bicarbonato de sódio e depois aspire o pó. Em seguida, lave o tapete com uma forte solução de vinagre, de uma xícara de vinagre para cada 4 litros de água. Teste sobre uma área de 2,5 por 2,5 cm para garantir que o vinagre não vai causar nenhuma descoloração, e em seguida, esfregue e deixe secar. O cheiro do vinagre se dissipará sozinho com a secagem, levando com ele o mau odor.

Enzimas

Diversas lojas de ferramentas ou de departamentos vendem soluções para neutralização de odores de tapetes baseadas em enzimas. As enzimas atacam as substâncias que causam o mau cheiro, literalmente comendo-as. A solução chega à raiz do problema, e assim que as enzimas secam, elas podem ser aspiradas ou varridas de seu tapete ou carpete, deixando a área livre de odores. Embora as soluções enzimáticas sejam em geral seguras para o uso, como no caso do vinagre, é aconselhável testar a solução sobre uma área de 2,5 por 2,5 cm para garantir que o produto é compatível com seu tapete.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media