×
Loading ...

Como tratar um tronco de madeira natural para ser colocado no aquário

Os troncos de madeira vindos da praia podem ser atrativos e parecem prontos para colocar no aquário do jeito que estão. Entretanto, a madeira pode carregar uma variedade de patógenos e parasitas que podem deixar seu peixe muito doente. Além disso, os troncos tendem a absorver sal, que não é saudável para um tanque com água doce. Os taninos presentes podem aumentar a acidez do aquário quando passam para a água. Então é saudável deixar a madeira de molho para remoção dessas substâncias, pois muitas espécies de peixes precisam de um pH específico. E de maneira prática, a madeira pode ser muito grande para caber no seu tanque. Cuidado na preparação da decoração encontrada pode evitar quaisquer problemas.

Instruções

Os troncos de madeira precisam de tratamento antes de serem colocadas no aquário (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Encha vários baldes com água da torneira e deixe que fique por um período de 24 horas, para permitir a decloração da água.

    Loading...
  2. Esfregue o tronco para remoção de sujeira, areia e resíduos com uma escova de limpeza a um pouco da água declorada. Use uma escova nova, não uma que tenha sido usada na limpeza de casa, pois isso pode transferir toxinas para a madeira.

  3. Corte o tronco em peças que caibam em uma panela e no seu aquário.

  4. Coloque as peças de madeira na panela, cubra com água declorada e coloque-a para ferver. A fervura mata os patógenos e retira rapidamente os taninos e sais remanescentes.

  5. Reduza o calor quando a água começar a ferver e deixe por 30 minutos. Escoe a água, que terá aparência escura por causa dos taninos, adicione água doce e coloque para ferver novamente. Repita o processe até que a água pareça relativamente limpa.

  6. Deixe a panela esfriar, retire o tronco e enxague com mais água declorada. Agora, ele está pronto para ser colocado no aquário.

Loading...

Dicas

  • Segure o tronco no fundo da panela e do seu aquário com pedras pequenas, se ele ficar flutuando até a superfície.
  • Como alternativa à deixar a água parada por um dia, você pode usar decloradores comerciais disponível em lojas para suprimentos de aquários. Note que nenhum desses métodos removerá a cloramina. Se o seu sistema de água contém esse químico, consulte o fornecedor de materiais para aquário para o tratamento apropriado.

Aviso

  • Nunca use qualquer produto de limpeza doméstica quando estiver preparando o tronco para o aquário, nem mesmo sabão. Os peixes e outros animais aquáticos são muito sensíveis à poluição, e qualquer traço do produto pode ser potencialmente letal.

O que você precisa

  • Baldes
  • Escova de limpeza
  • Serrote
  • Panela grande

Referências

Loading ...
Loading ...