Treinamento de professores para inclusão total de crianças com deficiência

Escrito por vanessa lewis | Traduzido por eliseu cesario
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Treinamento de professores para inclusão total de crianças com deficiência
A inclusão total é uma opção viável para alunos com deficiência (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

A inclusão total é uma opção viável para alunos com deficiência, embora muitos professores estejam despreparados para atender a variedade de necessidades que estes alunos requerem. Professores precisam de treinamento específico para enfrentar comportamentos desafiadores e adaptar as salas de aula para acomodar crianças de vários estilos de aprendizagem e vários níveis de desenvolvimento. Treinar educadores apropriadamente é parte importante do processo de inclusão total.

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Requisitos legais

Há muitos requisitos legais aos quais escolas e seus professores devem aderir para adaptar-se a alunos com necessidades especiais. Os alunos devem ter acesso suficiente aos mesmos programas que crianças sem deficiência, e todas as crianças devem ter a mesma proteção para prevenir assédio ou discriminação. Os professores devem ser treinados para evitar comentários negativos na classe promovendo um ambiente encorajador e positivo.

Conversas com pais e antigos professores

Os professores devem ser familiarizados sobre deficiências específicas, assim como sobre vocabulário e estratégias associadas a cada uma, de forma que possam se comunicar no melhor nível possível. Deveriam também encontrar-se e conversar com os pais e antigos professores, se possível, para se familiarizarem com os alunos que irão para suas classes.

Adaptando o planejamento didático

Incorporar vários estilos de aprendizagem - tais como visuais, auditivos e táteis - em cada planejamento didático deverá ocorrer com tanta frequência quanto possível. Educadores devem determinar o estilo de aprendizagem do aluno e criar atividades para exercitar várias habilidades. Muitos planejamentos didáticos podem ser adaptados para atender a um estilo de aprendizagem. Se o estilo de um aluno é visual, por exemplo, fazer anotações ou desenhar objetos sobre o assunto ou atividade pode ajudá-lo a entender a informação rapidamente. Se, porém, o estilo é tátil, atividades manuais podem ser ideais para ajudar o aluno a associar a lição ao projeto.

Administração efetiva de comportamento

Os professores devem ser treinados para utilizar várias habilidades de administração de comportamento quando trabalham com alunos que tenham necessidades especiais. Uma das mais eficientes técnicas envolve o reforço positivo. Quando um comportamento adequado acontece, os professores devem oferecer um reforço positivo com atividades adequadas à idade que o aluno apreciará. Uma forma simples de reforço positivo é o elogio verbal. Se o aluno efetivamente cumpriu a tarefa, o elogio verbal pode reforçar o bom comportamento. Técnicas de disciplina devem ser do conhecimento de pais, professores e outros profissionais.

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