×
Loading ...

Como fazer uma treliça para parreira de uvas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um dos pontos essenciais no cultivo de uvas saudáveis é garantir que as folhas recebam iluminação suficiente. Sem uma treliça, as videiras cresceriam emaranhadas sobre o solo e teriam dificuldades para receber a luz do sol que precisam para criar os frutos. Mas, caso construa a treliça e arranje-a adequadamente, as videiras obterão exposição suficiente à luminosidade. É importante preparar essa estrutura para a parreira antes do plantio, ou talvez não haja tempo suficiente para amadurecê-la durante a estação de crescimento.

Instruções

As parreiras de uvas precisam de uma treliça para suportá-las, a fim de que produzam frutos saudáveis (grapes image by Brett Bouwer from Fotolia.com)
  1. Determine a altura dos postes. Eles podem ter entre 1 e 2,5 m de altura, dependendo da espécie de uva a ser cultivada e o local da plantação. Algumas uvas prosperam em climas de invernos rigorosos e possuem necessidades diferentes daquelas que prosperam em climas quentes e mais tropicais.

    Loading...
  2. Cave os buracos dos postes. As colunas de 2,5 m de altura precisam de buracos com, pelo menos, 60 cm de profundidade, enquanto as de 90 cm precisam de orifícios com apenas 30 cm de profundidade. Os postes da treliça não devem ter mais de 4,5 m de distância entre um e outro. Caso os dois postes a uma distância de 4,5 m não suportem toda a parreira de uva, acrescente uma coluna adicional, com uma distância inferior a 4,5 m.

  3. Assente os postes verticalmente nos buracos e preencha o entorno deles com cimento. Garanta que eles permaneçam posicionados em ângulo reto enquanto o cimento seca.

  4. Meça 7,5 cm de altura a partir do solo e estenda um cabo de aço galvanizado de calibre 12 de um poste ao outro. Enrole-o em torno de cada coluna e use uma pistola de grampos para pregá-lo na posição. Meça 7,5 cm acima do primeiro cabo e repita o procedimento. Continue repetindo até alcançar a parte superior dos postes.

  5. Plante as uvas. Conforme elas crescerem, arranje-as para que cresçam na treliça, amarrando as videiras nos cabos de aço com barbante.

Loading...

O que você precisa

  • Postes de 7,5 cm de diâmetro
  • Cavadeira
  • Cimento
  • Fita métrica
  • Cabo de aço galvanizado de calibre 12 (2 mm)
  • Pistola de grampos
  • Grampos
  • Barbante

Referências

Loading ...
Loading ...