×
Loading ...

Como fazer um canteiro com tijolos

Canteiros elevados conferem profundidade a uma paisagem e fornecem uma solução para jardineiros com solo pobre. Construir um canteiro elevado com tijolos é um processo simples, basta empilhar os tijolos para formar uma caixa fechada de 30 centímetros de altura. Encha o canteiro com terra de boa qualidade e as plantas germinarão mais cedo devido ao aumento das temperaturas do solo. Uma vez prontos, estes jardins são de baixa manutenção e podem durar anos.

Instruções

Canteiros elevados permitem que você tenha plantas em locais de solo pobre (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    O que fazer

  1. Escolha um local para o canteiro e defina o seu tamanho. Muitas plantas requerem um mínimo de 8 horas de luz solar para viver em condições ideais. Insira estacas de madeira nos quatro cantos e amarre um barbante em torno de cada um para definir os limites do canteiro.

    Loading...
  2. Remova o mato e as touceiras de raiz da área delimitada com uma pá ou enxada.

  3. Crie um segundo perímetro ao redor do canteiro com 25 centímetros de largura, cavando um buraco de 25x15cm nesta área para servir de base para o canteiro. Assente o solo com uma enxada ou com as mãos.

  4. Despeje uma camada de nove centímetros de cimento na trincheira e aplaine a superfície com uma pá. Deixe secar por dois dias.

  5. Misture a argamassa com um pouco de água e aplique a mistura sobre o concreto, numa distância suficiente para enfileirar 4 tijolos. Fortifique a base dos tijolos com argamassa nas laterais, deixando o mínimo de espaço possível entre os tijolos. Prossiga colocando os tijolos no lugar até que o perímetro da primeira camada esteja pronto nos quatro lados.

  6. Espalhe 1 ou 2 centímetros de argamassa sobre a primeira camada de tijolos. Empilhe a próxima camada de tijolos de um jeito que as frestas entre os tijolos não se alinhem com os tijolos de baixo. Utilize meio tijolo para começar algumas camadas. Remova o excesso de argamassa com a espátula. Cheque o nivelamento dos tijolos e aperte-os contra a argamassa se necessário.

  7. Prossiga adicionando camadas até obter uma altura de mais ou menos 30 centímetros. Quatro camadas de tijolos devem ser suficientes. Espere quatro dias até adicionar a terra ao canteiro.

Loading...

O que você precisa

  • Estacas de madeira
  • Corda
  • Pá quadrada ou enxada
  • Calçadeira
  • Cimento
  • Mangueira
  • Argamassa
  • Espátula
  • Régua de terraplanagem

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...