×
Loading ...

Como tricotar uma meia usando duas agulhas retas

Atualizado em 20 julho, 2017

Tricotar meias é um projeto popular para tricoteiras novatas e experientes. A maioria dos moldes de meia é feita em agulhas de ponta dupla de maneira circular e pode começar nos dedos ou na abertura. As tricoteiras novatas às vezes ficam intimidadas pelo tricô circular, mas até mesmo aquelas mais experientes não gostam de usar as agulhas de pontas duplas. Felizmente, você não precisa aprender a usar esse tipo de agulha para tricotar um bonito par de meias; use agulhas comuns (retas). Isso exigirá apenas alguns conhecimentos e técnicas básicas.

Instruções

Mime seus pés com um par de meias tricotadas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Monte uma malha com 56 pontos.

    Loading...
  2. Nas carreiras do lado direito, faça 5 cm de sanfona. Para isso, use a sequência: dois pontos meia e dois pontos tricô (2 x 2). No lado avesso, faça dois pontos tricô e dois pontos meia. A última carreira precisará ser uma do avesso.

  3. Trabalhe 10 cm usando o ponto stockinette. Para isso, faça pontos meia nas carreiras do lado direito e pontos tricô nas do lado avesso.

  4. Arremate 14 pontos. Depois faça 28 pontos meia e arremate os últimos 14. Corte a lã.

  5. Volte a pegar a lã e comece a trabalhar nos 28 pontos remanescentes, usando o ponto stockinette. Faça mais ou menos 17,5 cm para formar o topo da meia.

  6. Comece a dar forma aos dedos, diminuindo um ponto no começo e outro no fim de cada carreira do lado direito, até sobrar apenas 14 pontos. Passe dois pontos sem fazê-los, faça um ponto meia no começo de cada carreira e faça dois pontos meia juntos no final delas. No lado avesso, faça todos os pontos em tricô.

  7. Comece a aumentar os pontos até ficar com 28 na agulha novamente. Para isso, em cada carreira do lado direito, trabalhe em ponto meia tanto na frente quanto atrás do ponto inicial e do último. Faça pontos tricô nas carreiras do lado avesso.

  8. Comece a fazer o ponto stockinette, para formar o fundo da meia, até que ele fique tão comprido quanto o topo dela.

  9. Dê formato ao calcanhar da meia diminuindo o primeiro e o último pontos de cada carreira do lado direito, até ficar apenas com 14 pontos. Faça isso passando dois pontos sem fazê-los e tricotando outro em meia no começo da carreira; no fim dela, tricote os últimos dois pontos juntos. Faça pontos tricô nas carreiras do lado avesso.

  10. Comece a aumentar o projeto, fazendo pontos tricô na parte da frente e de trás do primeiro e do último pontos de cada carreira do lado direito, até sobrarem apenas 28 pontos na agulha. Faça pontos tricô em todas as carreiras do lado avesso.

  11. Arremate os pontos remanescentes, corte a lã e passe a ponta através da última laçada.

  12. Junte as bordas sanfonadas para formar a abertura da meia e junte-as usando agulha de costura e lã. Dobre a parte dos dedos no seu ponto mais estreito e costure ao longo das laterais da meia até chegar ao calcanhar. Dobre o calcanhar para cima, em seu ponto mais estreito, e costure as bordas dos arremates na parte inferior da abertura. Faça o mesmo com o topo do calcanhar.

Loading...

Dicas

  • Você pode fazer meias maiores aumentando o tamanho da agulha. Para meias menores, use agulha ou lã mais finas.
  • Acrescente ou elimine carreiras nas partes superior ou inferior da meia, para atingir o tamanho apropriado do pé do usuário.

O que você precisa

  • Mais ou menos 400 m de lã
  • Agulhas de 3,75 mm
  • Agulha de costura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...