Mais
×

Como fazer um trinado em um clarinete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tocar um trinado em um clarinete pode ser algo difícil de se fazer para um iniciante. Porém, com alguma prática é possível realizá-lo corretamente. Siga esses passos para aprender a fazer um trinado em seu clarinete.

Instruções

Trinado em um clarinete
  1. Entenda a definição de trinado. Um trinado é uma alternação entre duas notas musicais diferentes. Ele é geralmente rápido e pode ser feito entre notas com diferença de meio e um tom completo.

  2. Determine se o trinado que deseja tocar é de meio ou de um tom. Trinados de meio tom são entre duas notas separadas por meio tom. Um exemplo destes é o trinado de G (sol) a G# (sol sustenido). Já um trinado de um tom completo é entre duas notas separadas por um tom. Para exemplificar, um trinado de G até A (lá) possui um tom.

  3. Veja quais os dedilhados corretos para realizar o trinado em seu clarinete. É possível consultar tabelas de dedilhado para escolher os dedilhados apropriados (Veja o link em "Referências").

  4. Pratique a técnica de trinado. No começo, realizá-lo pode ser uma tarefa difícil, mas com um certo tempo e prática você aprenderá naturalmente.

  5. Considere o uso de dedilhados alternativos para ajudá-lo a tocar um trinado. Usar as teclas laterais do clarinete para facilitar o trinado é um exemplo de um dedilhado alternativo. É possível utilizar uma tabela de dedilhados para entender melhor.

Dicas

  • Na partitura, um trinado é indicado pelas letras "tr" seguido por uma linha ondulada.
  • É possível variar a velocidade em que é tocado um trinado no clarinete. Pratique tocar trinados em velocidades diferentes para encontrar qual se encaixa melhor na música.

O que você precisa

  • Clarinete
  • Tabelas de dedilhado para clarinete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article