×
Loading ...

Como fazer um trombone com canos de PVC

Atualizado em 17 abril, 2017

Existem vários instrumentos musicais que você pode fazer a partir de canos de PVC. A maioria deles são instrumentos de sopro -- flautas, flautas de pã e assim por diante. Um dos projetos mais originais do instrumento de plástico é o trombone de PVC. Muitos projetos para trombones de PVC exigem que você construa gabaritos para a dobra do tubo, mas pode-se evitar tudo isso usando conexões-joelhos de PVC de 90° ligadas por um pequeno tubo para fazer os dois "U" necessários. Com as peças certas, estará aborrecendo seus amigos e vizinhos em pouco tempo!

Instruções

Fazendo um trombone de PVC (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Instruções

  1. Faça uma peça U de 2,5 cm ligando duas conexões-joelhos de 90° com um cano de PVC de 2,5 cm de comprimento. Certifique-se de que as extremidades abertas dos joelhos estejam alinhadas e viradas na mesma direção. Cole o tubo de ligação para os joelhos. Repita esse procedimento com os dois joelhos de 1,3 cm. Você agora tem duas peças U, uma delas de 2,5 cm e outra de 1,3 cm.

    Loading...
  2. Cole as duas peças de 50 cm de comprimentos por 1,3 cm em ambas as aberturas da peça U de 1,3 cm.

  3. Coloque os dois tês de 1,3 cm para os lados abertos dos canos de PVC de 1,3 cm, um em cada cano, de modo que os tês fiquem a cerca de 25 cm a partir das extremidades dos canos e as hastes fiquem de frente uma para a outra. Cole-os na posição. Ligue as duas hastes com um cano de PVC de 7,5 cm de comprimento por 1,3 cm, colado na posição. Isso completa o pistão do trombone.

  4. Cole o cano de PVC de 76 cm de comprimento por 2,5 cm em uma das extremidades abertas da peça U de 2,5 cm e um dos canos de 50 cm de comprimento por 2,5 cm na outra extremidade.

  5. Coloque um tê de 2,5 cm para cada cano de PVC, um de 76 cm de comprimento e o outro de 50 cm de comprimento, por 2,5 cm, ligados à peça U. Posicione-os de forma que fiquem cada um a cerca de 20 cm da peça U, com as hastes do T voltadas uma para a outra. Ligue essas hastes com um cano de PVC de 7,5 cm de comprimento 2,5 cm, coladas na posição correta.

  6. Alinhe uma das extremidades do cano remanescente de 50 cm de comprimento por 2,5 cm com a extremidade aberta do cano de 76 cm de comprimento. Coloque os tês em cada um desses canos, de modo que fiquem alinhados e os tês do cano de 76 cm de comprimento fiquem a cerca de 46 cm a partir da extremidade aberta. Isso deve colocar o tê do cano de 50 cm de comprimento cerca de 15 cm a partir do final. Cole os tês na posição, conecte-os com um cano de 7,5 cm de comprimento por 2,5 cm e cole-os na posição.

  7. Cole o lado de 2,5 cm do redutor sobre a extremidade aberta do cano de 50 cm de comprimento por 2,5 cm, que está ligado a peça U.

  8. Insira o conector de mangueira no cano de 50 cm de comprimento por 2,5 cm, no lado mais próximo do tê. Esse é o seu bocal.

  9. Para montar o trombone, insira uma das extremidades abertas no cano com o bocal e a outra extremidade no cano de 76 cm de comprimento por 2,5 cm.

Loading...

Dicas

  • Para tocar esse instrumento, segure-o pela alça perto do bocal e na alça do pistão. Coloque os lábios no bocal. Ao deslizar a peça para longe de você, terá uma nota mais grave, e deslizando-o para perto, uma nota mais aguda.
  • O cano de 1,3 cm deve caber dentro do tubo de 2,5 cm. Ele deve ser solto o suficiente para se mover, mas não tão solto que o ar escape das conexões. Se o ajuste estiver muito apertado, tente lubrificar o tubo de 1,3 cm com um pouco de óleo mineral. Se o ajuste for muito solto, tente colocar uma manta de fita isolante em volta do tubo 1,3 cm, perto das extremidades.

Aviso

  • Sempre use uma ventilação adequada ao usar cola de PVC.
  • Sempre teste encaixar as peças antes de colar. A cola de PVC endurece muito rapidamente e vai ser muito difícil soltar as juntas de PVC após a cola ter secado.

O que você precisa

  • 2 canos de PVC de 50 cm de comprimento por 1,3 cm
  • 2 canos de PVC de 50 cm de comprimento por 2,5 cm
  • 2 canos de PVC de 7,5 cm de comprimento por 2,5 cm
  • 1 cano de PVC de 7,5 cm de comprimento por 1,3 cm
  • 1 cano de PVC de 76 cm de comprimento por 2,5 cm
  • 1 cano de PVC de 2,5 cm de comprimento por 1,3 cm
  • 1 cano de PVC de 5 cm de comprimento por 2,5 cm
  • 2 joelhos de PVC de 90° de 1,3 cm
  • 2 joelhos de PVC de 90° de 2,5 cm
  • 4 tês de PVC de 2,5 cm
  • 2 tês de PVC de 1,3 cm
  • Redutor de PVC de 3,8 cm por 2,5 cm
  • 1 conector para mangueira
  • Cola de PVC

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...