×
Loading ...

Como fazer um tubo de madeira a partir de compensado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A madeira pode ser dobrada em um círculo que seja suficientemente fino. Isso é rotina para certos ofícios, móveis finos ou componentes de construção, como aterragem de escadas com madeira pesada. Há até mesmo um produto conhecido como "tábua dobrável" que é feito especificamente para dobrar. Quando a madeira é dobrada em um círculo e selada com cola, ela vai ficar assim para sempre. Você pode experimentar com pequenas versões de compensado flexível, fazendo um cilindro ou tubo a partir de um pedaço de carvalho.

Instruções

Use grampos de mola e cola para criar um tubo de compensado (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Passe um fio de cola ao longo de uma borda do compensado de 2 cm a partir da extremidade. Coloque o compensado de lado.

    Loading...
  2. Levante uma das varas ao longo de uma borda do compensado sobre o lado oposto da cola, diretamente atrás dela.

  3. Pegue o compensado em ambos os lados e comece a comprimir as extremidades dele para dentro, enrolando-o com as duas mãos até haver uma sobreposição de 2 cm nas extremidades. A extremidade seca deve se sobrepor à extremidade que contém cola.

  4. Segure o compensado com uma mão. Estenda a outra mão. Pegue uma vara e deixe-a em pé em frente à outra, imprensando a extremidade sobreposta colada entre elas.

  5. Insira as mandíbulas de um grampo de mola para dentro do tubo, tão longe quanto possível, e prenda os dois gravetos juntos, quebrando as extremidades coladas do compensado entre eles. Coloque o tubo horizontalmente. Passe pela outra extremidade do tubo e coloque a braçadeira sobre as varas a partir dessa extremidade. Deixe a cola secar durante uma hora. Retire as braçadeiras. Você deve ter um tubo de verniz com cerca de 5 cm de diâmetro e 20 cm de comprimento.

Loading...

Dicas

  • Diferentes variedades de madeira irão dobrar de formas diferentes. Alguns tipos mais suaves irão dobrar de forma mais apertada sem quebrar. As medidas são exemplos. Experimente dobrar o compensado antes de adicionar cola para ver como será.
  • Identifique grampos de mola por suas mandíbulas laranja brilhante e puxadores cromados. Existem diferentes tamanhos, então escolha um que se encaixe dentro do tubo.

Aviso

  • Se você ouvir algum barulho de estalo vindo do verniz quando dobrá-lo, não faça mais pressão. Faça o tubo de diâmetro maior ou use um tipo de madeira diferente.

O que você precisa

  • Compensado de carvalho, 2 mm x 20 cm x 20 cm
  • Cola
  • Varetas de 2 x 2 x 20 cm
  • Grampos de mola
Loading ...
Loading ...