Tudo o que você precisa para fazer velas em casa

Escrito por suzie faloon | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tudo o que você precisa para fazer velas em casa
Com os materiais a seguir, você pode fazer todos os tipos de vela em sua casa (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

A fabricação de velas se mostrou uma parte significativa da vida do século XIX quando a cera de parafina se tornou uma substituta agradável para o óleo de baleia. Velas, naquela época, eram feitas para iluminar as casas durante a noite, mas hoje nós temos o prazer de fazê-las como forma de expressão criativa, e até mesmo artesãos as fazem para ganhar dinheiro. Velas dão a nossas casas atmosfera, luz e fragrância, e você poderá criar velas delgadas, pilares ou velas em moldes de vidro com as ferramentas apropriadas — os instrumentos básicos para a fabricação de velas podem ser encontrados em lojas de artesanato, ou lojas online.

Outras pessoas estão lendo

Ferramentas

A panela para banho-maria é uma das ferramentas mais importantes no processo da fabricação de velas, se você estiver usando um fogão de cozinha. Ela proporciona um derretimento lento, mas seguro (principalmente para um iniciante), pois o derretimento de cera é controlado quando colocado em banho-maria com um termômetro ao lado. Note que existem pontos de fusão diferentes para diferentes tipos de cera e de técnicas de fabricação de velas. Outra alternativa é um aparelho de fusão de cera que tenha um medidor de temperatura e que seja elétrico, permitindo a utilização em uma área para artesanato ou quarto. Ao fazer velas finas, com formatos ou em coluna, o fabricante usa moldes com prendedores de pavio. Use panelas de alumínio que tenham um bico para despejar seu conteúdo de cera quente com facilidade e segurança em moldes e contêineres — essas panelas podem ser encontradas onde são vendidos acessórios para a fabricação de velas ou você pode ainda usar um copo medidor de vidro, que é feito para suportar altas temperaturas sem se quebrar. Uma escala para medir o peso da cera e um martelo para quebrá-la até caber em um aparelho de fusão também são necessários quando fizer sua lista de compras para a fabricação de velas.

Suprimentos básicos

Compre cera que seja especificamente formulada para a fabricação de velas — leia as instruções do fabricante. Compre um pavio ou um apoio de pavio que seja recomendado para o tipo de vela que está fazendo, já que cada tamanho tem uma forma de queima diferente. Por exemplo, um pavio de zinco 44-24-18z e seu apoio são melhores para velas votivas — um apoio de pavio é um disco de metal que ajuda a segurá-lo no lugar enquanto a vela é feita. As formas mais comuns para a fabricação caseira de velas são as gelatinosas, de terrina, vítreas ou hexagonais.

Cor e cheiro

Adicione corantes para velas em sua lista de ingredientes quando for às compras, para o seu projeto de fabricação de velas — os corantes são pigmentos altamente concentrados embalados em garrafas com conta-gotas. Compre o tipo de fragrância recomendado para o tipo de cera que estiver usando. Óleos aromáticos possuem um ponto de combustão em que podem se inflamar, causando um incêndio, e é essencial que sejam usados o produto apropriado e a quantidade recomendada para a sua vela.

Decorações

Use decorações para enfeitar as velas para presentes, ocasiões especiais ou decoração de feriados, e use folhas de cera de abelha para cobrir as velas delgadas ou pilares para um visual texturizado interessante. Adicione strass, contas em forma de pérolas e conchas para decorações tridimensionais em vários projetos. Enfeites naturais, como flores secas, pinhas e pedrinhas podem ser acrescentados à cera de velas em pilar para uma aparência temática.

Precauções

A cera pegará fogo se você não tomar cuidado com o controle de temperatura. Nunca use um aparelho ou panela para derreter sem ter alguma forma de leitura numérica da temperatura. Aparelhos com leitura como "baixa" "média" e "alta" não são seguros para o uso com produtos de cera. O controle de temperatura precisa de uma medição numérica e deve ser monitorado constantemente — se a temperatura passar dos 120 °C, você estará perigosamente próximo dos 150 °C, o ponto de combustão. A fabricação de velas é uma atividade divertida que poderá ser arruinada se você sofrer uma queimadura severa ou perda de propriedade por causa de um incêndio, e é um procedimento que deve ser restrito a maiores de oito anos e com a supervisão de um adulto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível