Tutorial sobre o Visual Studio SQL

Escrito por kevin lee | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial sobre o Visual Studio SQL
O "SQL Server" é um sistema que permite que desenvolvedores criem e gerenciem bancos de dados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O "SQL Server" é um sistema que permite que desenvolvedores criem e gerenciem bancos de dados. Ele funciona como um serviço e não possui interface visual. O "SQL Server Management Studio", da Microsoft, fornece esta interface. Outras companhias de software também distribuem programas que ajudam os desenvolvedores a entrar e extrair dados dos bancos de dados SQL. Se você for um desenvolvedor .NET, poderá usar o "Visual Studio" para gerenciar um servidor SQL.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Criando um banco de dados

  1. 1

    Execute o Visual Studio e clique em "File" (Arquivo). Selecione "New Project" (Novo Projeto), e em seguida, clique em "Visual C#" para selecioná-lo.

  2. 2

    Dê um clique duplo em "Windows Forms Applications" (Aplicações do Windows Forms) para criar um novo projeto em Windows Forms. O Visual Studio irá criar arquivos de projeto básicos e exibirá uma forma vazia na janela de design.

  3. 3

    Clique em "View" (Visualizar) e selecione "Server Explorer" (Explorador de Servidores). Sua janela será aberta, exibindo uma lista dos servidores disponíveis.

  4. 4

    Localize a pasta "Data Connections" (Conexões de Dados) nessa janela. Clique com o botão direito nela e selecione "Add Connection" (Adicionar Conexões) para exibir uma janela pop-up. Essa janela permitirá selecionar um servidor SQL e inserir informações de logon.

  5. 5

    Escreva o nome do seu servidor na caixa de texto "Server Name" (Nome do Servidor). Por exemplo, se você utiliza o SQL Server Express, use o seguinte:

    xyz\sqlexpress

    Substitua "xyz" pelo nome do seu computador.

  6. 6

    Clique em "Use Windows Authentication" (Usar Autenticação do Windows) se configurou seu servidor usando esse método de autenticação. Caso contrário, clique em "Use SQL Server Authentication" (Usar Autenticação do SQL Server), e insira suas informações de logon do SQL nas caixas de texto "Username" (Nome de Usuário) e "Password" (Senha).

  7. 7

    Clique em "OK". O Visual Studio irá se conectar ao servidor e exibir a nova pasta na janela "Server Explorer". O nome da pasta será o mesmo do servidor.

  8. 8

    Clique na seta ao lado dessa pasta e selecione "Create New SQL Server Database" (Criar Novo Banco de Dados do Servidor SQL). Insira o nome do servidor na caixa de texto "Server Name".

  9. 9

    Escreva "MyNewDatabase" (Meu Novo Banco de Dados) no campo "New DataBase Name" (Nome do Novo Banco de Dados) e clique em "OK". O Visual Studio irá criar um novo banco de dados e exibir a pasta dele na janela "Server Explorer".

    Adicionar uma tabela

  1. 1

    Clique na seta ao lado da pasta do servidor que você adicionou para expandir o seu conteúdo. Uma árvore de arquivos aparecerá, exibindo as subpastas para as tabelas, visualizações, procedimentos armazenados e outros objetos SQL. Essas são as mesmas informações que você verá em outros programas de gerenciamento SQL, como o "Toad" ou "SQL Server Management Studio".

  2. 2

    Clique com o botão direito na pasta "Tables" (Tabelas) e selecione "Add New Table" (Adicionar Nova Tabela). A janela "Table Definition" (Definições da Tabela) será exibida, permitindo a adição de colunas em uma nova tabela. Essa janela consiste de linhas e colunas.

  3. 3

    Insira "ItemNumber" (Número do Item) (sem aspas) na caixa de texto "Column Name" (Nome da Coluna). Clique na seta suspensa na caixa de texto "Data Type" (Tipo de Dados) e selecione "Int". Pressione a tecla "Enter". O Visual Studio irá criar um novo item chamado "ItemNumber" e dar a ele o tipo de dados que você selecionou. O cursor irá se mover para uma nova linha e se posicionar na caixa de texto "Column Name" dela.

  4. 4

    Insira "ItemName" (Nome-do-Item) nessa caixa de texto, e selecione "VarChar(50)" na caixa suspensa "Data Type". Coloque campos adicionais na tabela se preferir usar esse método.

  5. 5

    Clique com o botão direito no item "ItemNumber" na primeira coluna da janela. Selecione "Set Primary Key" (Definir Chave Primária). O Visual Studio fará desse item a chave primária da tabela.

  6. 6

    Pressione "CTRL+S". Uma janela pop-up solicitará que você insira um nome para a nova tabela. Insira "Sales" (Vendas) (sem aspas) e clique em "OK". O Visual Studio irá criar uma nova tabela "Sales". A pasta dessa tabela aparecerá na janela "Server Explorer".

  7. 7

    Clique com o botão direito nessa pasta para visualizar as colunas da tabela. Você verá os dois campos que adicionou.

  8. 8

    Clique com o botão direito em um dos campos. A janela "Properties" (Propriedades) será aberta, exibindo as propriedades dele. A janela "Properties" mostra o tipo e tamanho dos dados e outras propriedades SQL. Essa janela é útil para exibir as propriedades de um item sem precisar abrir a janela "Table Definition".

    Execute o comando SQL

  1. 1

    Clique com o botão direito na nova tabela "Sales" e selecione "Show Table Data" (Mostrar Dados da Tabela). Uma nova janela será aberta, exibindo uma tabela contendo linhas e colunas. O título da coluna corresponde com os itens na tabela "Sales".

  2. 2

    Insira um valor para "ItemNumber" e "ItemName" nas caixas de texto da tabela. Pressione simultaneamente as teclas "Ctrl", "Shift" e "S" para salvar os novos dados.

  3. 3

    Pressione simultaneamente as teclas "Ctrl" e "3" no teclado. A janela "SQL Command" (Comando SQL) será aberta. Isso será útil para consultar o banco de dados.

  4. 4

    Cole o seguinte comando na janela:

    Select * from Sales

    Esse é um comando SQL simples que seleciona todas as linhas da coluna "Sales". Pressione simultaneamente as teclas "Ctrl" e "R" para executar o comando SQL. O Visual Studio exibirá os dados que você adicionou em uma nova janela, na parte inferior da interface do usuário. A janela "SQL Command" será útil para solicitar consultas à medida que você trabalha em uma aplicação em funcionamento.

Dicas & Advertências

  • Caso precise modificar a definição de uma tabela ou adicionar novos campos, clique com o botão direito no nome da tabela na janela "Server Explorer" e selecione "Open Table Definition" (Abrir Definição da Tabela). A janela referente a essa opção será aberta. Nela, é possível modificar a tabela.
  • Pressione simultaneamente as teclas "Ctrl" e "F1" quando precisar de ajuda no Visual Studio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível