O Ubuntu 9.10 desliga após ficar inativo?

Escrito por tammy clevenger | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Quando se instala o Ubuntu 9.10, o sistema operacional vem pré-configurado para fazer diversas coisas se ficar inativo. As configurações padrão fazem o log off da conta do usuário se o computador ficar inativo por mais de cinco minutos. A tela se apagará, mas se ativará novamente quando o mouse se mover. A tela de login aparecerá para que se conecte a uma nova sessão. Se o computador ficar inativo por mais de 30 minutos, por padrão, ele entrará em modo de espera. Contudo, é possível configurar o Ubuntu 9.10 para desligar o monitor e/ou discos rígidos quando o computador estiver inativo por um determinado tempo.

Outras pessoas estão lendo

As configurações do Gerenciamento de Energia no Ubuntu

As ações designadas para períodos de inatividade podem ser configuradas no Ubuntu pela caixa de diálogo do Gerenciamento de Energia. Essa ferramenta está localizada na sessão "Sistema>Preferências" do sistema operacional. A caixa de diálogo de Gerenciamento de Energia contém três guias: "Ligado no Carregador", "Ligado na Bateria" e "Geral".

Definindo as configurações de inatividade do modo "Ligado no Carregador"

O modo "Ligado no Carregador" refere-se à configuração implementada quando o computador estiver conectado a uma fonte de energia. A primeira opção em "Ações" é a configuração para quando o computador entrar em modo de espera. As opções incluem "Nunca", "Após 10 minutos", "Após 20 minutos", 'Após 1 hora" e "Após 2 horas". Quando a configuração estiver definida como qualquer opção que não seja "Nunca", o computador entrará em modo de espera após o período de tempo especificado. Além disso, existe a opção de reduzir a atividade dos discos rígidos sempre que possível.

Definindo as configurações de inatividade do monitor no modo "Ligado no Carregador"

A sessão de Ações também inclui uma configuração para "Quando a tampa do notebook estiver fechada". Para essa configuração, pode-se escolher "Tela apagada", "Suspender", "Hibernar" e "Desligar". A opção "Deligar" é a melhor se desejar uma forma de desligar completamente o computador sem precisar fazer log off e desligar a energia. Na sessão "Monitor", pode-se definir quando o monitor entrará em modo de espera ou se apagará.

Definindo as configurações de inatividade do modo "Ligado na Bateria"

As configurações do modo "Ligado na Bateria" são idênticas às do modo "Ligado no Carregador, com algumas adições para orientar o computador a respeito de como lidar com a bateria. Uma opção extra pode ser configurada na sessão Ações para definir o que o computador deve fazer quando a bateria estiver quase no fim. As opções são "Suspender", "Hibernar" e "Desligar". Nas opções de Monitor, há uma definição adicional que pode ser habilitada para reduzir a luminosidade do monitor, economizando a bateria.

Definindo as configurações de inatividade do modo "Geral"

A sessão "Geral" permite definir o que acontece quando o botão "Ligar" for pressionado. É possível escolher desligar o computador, suspender, hibernar ou abrir uma caixa de diálogos perguntando o que desejar fazer. A sessão Geral também inclui opções da "Área de Notificações". Essas opções definem se, quando e onde os ícones "Bateria" ou "Carregando" deverão aparecer na tela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível