on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como saber se está úmido sem um higrômetro?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A umidade mede a quantidade de água presente no ar. Normalmente, você pode medir isso com um higrômetro, um medidor simples que mostra a porcentagem de vapor de água do ar. No entanto, se você não tem esse dispositivo, ou você deseja descobrir a umidade sem um, há outras maneiras. A maneira mais simples é usar as temperaturas de bulbo úmido e seco. O termo se refere a diferentes tipos de termômetros; os de bulbo seco são termômetros comuns, enquanto que os de bulbo úmido têm um pedaço úmido de algodão ou pano enrolado no fundo. Um bulbo úmido é fácil de fazer e usar.

Instruções

Use um par de termômetros comuns para testar os níveis de umidade (thermometer image by Dusan Radivojevic from Fotolia.com)
  1. Agite os termômetros para garantir que o mercúrio esteja no nível mais baixo possível. Molhe uma bola de algodão em água à temperatura ambiente e fixe-a em torno do bulbo de um termômetro de mercúrio comum. Coloque esse termômetro e um segundo termômetro de mercúrio sem algodão no mesmo lugar em uma sala ou ao ar livre.

    Loading...
  2. Espere várias horas, se não for durante a noite. Verifique as temperaturas dos termômetros e escreva-as no caderno.

  3. Subtraia a temperatura do bulbo úmido da temperatura do bulbo seco para obter o percentual de umidade. Por exemplo, se o bulbo seco mostrar 25 ºC e o bulbo úmido mostrar 15 ºC, a umidade é de aproximadamente 10%. O termômetro de bulbo seco registra a temperatura exata da sala. À medida que a água evapora do bulbo úmido, a temperatura da bola de algodão cai. Quanto mais água evaporar, menor será a leitura. Quanto mais seco estiver o ar, mais água irá evaporar do algodão.

  4. Tente novamente a experiência em diferentes salas com ar úmido e seco.

Loading...

O que você precisa

  • Dois termômetros externos
  • Bola de algodão
  • Água
  • Fita adesiva
  • Caderno
  • Caneta

Referências

Loading ...
Loading ...