Mais
×

O uso de tubos de PVC para dutos de ar e aquecimento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os tubos de PVC são produtos de construção úteis e versáteis. O PVC é mais leve que o ferro fundido, mais barato que o cobre e pode ser rápida e facilmente cortado e colado em instalações praticamente infalíveis. Nas lojas de materiais de construção, cada material possui seu próprio conjunto único de benefícios que o torna mais indicado para uma aplicação específica. Embora um material possa ser usado para outros propósitos, fatores como tamanho disponível, peso e custo tornam inviável o uso do PVC para dutos de resfriamento e aquecimento.

As diferenças entre dutos de alumínio e PVC os tornam inviáveis para substituir um ao outro (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tamanhos disponíveis

As primeiras limitações a levar em consideração ao utilizar PVC como dutos são os tamanhos disponíveis dos dois materiais. O PVC é usado para saídas de ar porque pode aguentar o volume da exaustão forçada e o vapor normalmente viaja por uma rota direta, em curtas distâncias. Um sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) doméstico transporta quantidades muito maiores de ar e parte do porão, percorrendo toda a casa. Portanto, o tamanho dos tubos típicos de PVC não é adequado para essa tarefa. Se o ar empurrado através de um grande duto de alumínio for empurrado através de um tubo de PVC de diâmetro menor, a velocidade do ar aumentará e o ar sairá dos dutos como o ar quente saído de um secado de cabelos.

Peso

O segundo fator a levar em consideração é o peso do produto. Os dutos são feitos de aço estampado fino. Esse produto é leve e fabricado em uma variedade de tamanhos e formas. Se o PVC fosse fabricado nos mesmos tamanhos, pesaria muito mais, o que complicaria o processo de instalação. Por exemplo, um tubo de PVC redondo de 15 cm de diâmetro pesa 4,98 kg por metro, enquanto o mesmo tamanho de dutos em espiral de metal pesa apenas 2,23 kg por metro.

Diferença de custo

O terceiro fator a considerar é o custo do material. Embora os dois materiais possam servir ao mesmo propósito, ao construir uma casa, a diferença nos custos de material pode tornar-se um fator significante na utilização de produtos alternativos. O PVC e os dutos de aço galvanizado possuem preços similares. Os dois produtos possuem uma diferença de preço de no máximo 5% nas maiores lojas. Portanto, para pequenos trabalhos, a diferença de preço não é um grande obstáculo. No entanto, para um trabalho maior, como a construção de uma nova casa ou edifício, o preço pode criar um impedimento maior na utilização de produtos alternativos.

PVC como alternativa

Os tubos de PVC transportarão o ar de um local ao outro. O PVC é fácil de instalar e, assim como dutos de aço, é durável. No entanto, as diferenças nas formas e tamanhos disponíveis e no peso dos produtos cria barreiras significantes para a utilização do PVC como alternativa. Esses dois produtos não podem e não devem ser substituídos um pelo outro em casos de grande escala. Em uma emergência, no entanto, ou para uma aplicação limitada, os tubos de PVC podem ser utilizados como dutos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article