Usos de uma ponte retificadora controlada

Escrito por bert markgraf Google | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Usos de uma ponte retificadora controlada
Pontes retificadoras controladas mudam os ciclos negativos AC para o lado positivo, gerando tensão DC (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As pontes retificadoras controladas mudam AC para DC através de tiristores que controlam a tensão e a direção dos ciclos alternados, de modo que eles passam a gerar corrente contínua com pouca ondulação. Quando os tiristores são disparados no começo de cada ciclo, o retificador gera o máximo de tensão. Quando eles são disparados de modo que somente uma parte do ciclo AC passa pelo retificador, ele gera uma tensão menor. Esses circuitos retificadores são usados onde uma fonte de tensão contínua e controlada é necessária.

Outras pessoas estão lendo

Controle de motores DC

Para mudar a velocidade, os motores DC devem desenvolver energia maior ou menor para girar a carga mais rápido ou mais devagar. Uma maneira de alcançar esse controle de velocidade é variar a tensão de entrada com um retificador controlado. A velocidade dos motores de tração contínua para aplicações de trânsito e de motores de máquinas varia de acordo com a tensão fornecida pelos retificadores.

Aplicações de alta tensão

Pontes retificadoras de três fases são usadas em transmissões de sistemas de alta tensão DC (HVDC). É mais econômico transmitir grandes quantidades de energia DC por longas distâncias do que AC. Esses retificadores transformam a AC da estação geradora em DC para a transmissão nas linhas. A DC é transformada novamente em AC no final da linha através de um inversor. Essa tecnologia também é usada para ligar dois sistemas elétricos que possuam frequências diferentes ou que não estejam sincronizados.

Soldagem

A soldagem com arco DC possui algumas vantagens sobre a soldagem AC, incluindo um arranque mais fácil e arcos mais estáveis. Em algumas máquinas DC, o controle do arco de solda exige a variação da saída de tensão do retificador. Nesses casos, alguns dos diodos do retificador são substituídos por tiristores para criar um dispositivo controlado, que pode variar a tensão para obter um arco mais estável.

Energia eólica

A maioria das turbinas grandes e comerciais geram AC, mas com tensões e frequências variadas, que dependem da velocidade do vento. Essa AC variável não pode ser conectada diretamente à rede. Em vez disso, retificadores em ponte mudam a variável AC pra DC e os inversores transformam a DC em uma tensão constante, com AC de 60 Hz.

Fontes de energia

Muitos dispositivos eletrônicos precisam de uma fonte de energia e alguns necessitam de uma fonte controlada para manter a tensão constante em determinado nível. Diodos emissores de luz (LED), por exemplo, precisam de uma tensão fixa para que a corrente que flui através deles permaneça constante. Retificadores em ponte podem fornecer uma tensão estável, mesmo que a entrada de tensão AC ou a carga no lado DC varie.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível