Como utilizar um escalímetro

Escrito por contributing writer | Traduzido por seiji shibukawa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como utilizar um escalímetro
Escalímetro, régua, lápis e papel milimetrado (M. J. Doran)

Em matemática, "escala" é um termo usado para descrever a relação entre uma medida real comparada com a sua representação, como em um desenho a lápis ou uma maquete. Escalas matemáticas são representadas por razões. Por exemplo, uma distância de 10 cm, que é representada no papel por 1 cm, foi convertida a uma escala de 1/10. Às vezes essas escalas também podem usar o tempo "escala matemática" para se referir também ao escalímetro, instrumento de medida que utiliza princípios da matemática para converter medidas, servindo de auxílio ao traçar um desenho em escala. Para utilizar um escalímetro, é necessário familiarizar-se com as marcações nas escalas e aprender a usá-las para converter medidas ao traçar desenhos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Escalímetro
  • Régua
  • Lápis
  • Papel milimetrado

Lista completaMinimizar

Instruções

    Familiarize-se com as escalas

  1. 1

    Repare no tamanho da escala. Escalímetros são, geralmente, mais compridos que sua régua normal de 30 cm. Em vez de serem achatados e com dois lados, como uma régua comum, os escalímetros tem três lados, tomando formato de um longo sólido triangular. Isso dá à ferramenta seis bordas onde localizam-se as marcações graduadas.

    Como utilizar um escalímetro
    Em vez de serem achatados e com dois lados, como uma régua comum, os escalímetros tem três lados, tomando formato de um longo sólido triangular
  2. 2

    Observe as marcas graduadas nos lados de seu escalímetro. Cada ponta tem um conjunto específico de marcações de acordo com uma certa escala.

  3. 3

    Há escalímetros com diferentes escalas, então é bom entender a diferença entre eles. Algumas ferramentas estão marcadas com escalas maiores ou menores, dependendo de seu uso. Em alguns deles, as pontas de cada canto estão marcadas com um número que representa a proporção. Uma escala marcada como "1:10" será marcada em sua ponta com um "10".

    Como utilizar um escalímetro
    As pontas de cada canto estão marcadas com um número que representa a proporção

    Reproduzindo um desenho usando um escalímetro

  1. 1

    Escolha a escala que melhor se adeque às suas necessidades. Para nosso exemplo, reproduziremos um desenho usando uma escala de 1:10. O resultado terá 1/10 do tamanho original.

  2. 2

    Escolha o objeto ou desenho a ser reproduzido. Nesse exemplo, usaremos um desenho de um retângulo com medidas de 20 cm x 15 cm.

  3. 3

    Use sua régua para obter a medida original do desenho, nesse caso, um dos lados do retângulo. Esse lado mede 20 cm.

    Como utilizar um escalímetro
    Use sua régua para obter a medida original do desenho, nesse caso, um dos lados do retângulo
  4. 4

    Use o lado com escala de 1:10 em seu escalímetro. Note que cada centímetro é dividido em 10 segmentos iguais. Cada segmento representa um centímetro real convertido a uma escala de 1:10.

    Como utilizar um escalímetro
    Em um escalímetro, cada segmento representa um centímetro (ou outra unidade) real, convertido a uma escala específica
  5. 5

    Coloque seu escalímetro em seu papel milimetrado. Começando da posição zero, siga a escala e conte 20 segmentos para representar 20 cm. Trace uma linha ao longo do lado da escala, da marcação zero até o fim dos 20 segmentos contados.

    Como utilizar um escalímetro
    Trace uma linha ao longo do lado da escala, da marcação zero até o fim dos 20 segmentos contados
  6. 6

    Repita esse processo para os outros lados do desenho original, de forma a reproduzir completamente o retângulo em uma escala 1:10. O desenho original media 20 cm x 15 cm, nossa representação em escala 1:10, mede 2 cm x 1,5, exatamente um décimo do tamanho original.

    Como utilizar um escalímetro
    A representação em escala 1:10 mede 2 cm x 1,5, exatamente um décimo do tamanho original

Dicas & Advertências

  • Aplique os princípios matemáticos para desenhar um objeto tridimensional ou um espaço usando os mesmos procedimentos. Obtenha a medida real e então use a escala para traçar linhas equivalentes, reduzidas pela escala escolhida. Para grandes objetos você usará escalas menores, como 1/500, em vez de 1/10.
  • Ao usar escalas matemáticas para traçar objetos irregulares, lembre-se de medir os ângulos nos pontos onde as linhas se encontram. Ao contrário das distâncias, os ângulos devem permanecer os mesmos, não importando a escala utilizada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível