Mais
×

O que vaga-lumes comem e bebem?

Atualizado em 19 julho, 2017

Existem mais de 1.900 espécies de vaga-lumes e a mais comum no Brasil é a Lampyris noctiluca. Esses insetos comem diferentes tipos de alimento, dependendo das espécies e fases da vida.

Os vaga-lumes brilham em todos os estágios de desenvolvimento, até mesmo quando estão dentro dos ovos (firefly night art image by robert mobley from Fotolia.com)

Larvas

Os ovos eclodem em larvas que não voam e que são, muitas vezes, vistas brilhando na grama úmida e ao longo dos córregos. Elas comem minhocas, caracóis e larvas de outros insetos, injetando veneno para matar suas presas antes de comê-las.

Adultos

Após a fase larval, os vaga-lumes passam por uma breve fase de pupa e, em seguida, tornam-se insetos adultos. As fêmeas de algumas espécies não voam. A maioria dos vaga-lumes adultos toma néctar de flores. Algumas espécies se alimentam apenas quando são larvas, e quando atingem a fase adulta não comem mais nada.

Armadilha

As fêmeas de algumas espécies enganam machos de outras espécies. Elas imitam os sinais de acasalamento das outras espécies para atrair os machos e depois os comem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article