Vantagens e desvantagens da aviação

Escrito por steve johnson | Traduzido por josé do pinho
Vantagens e desvantagens da aviação
As vantagens da aviação superam suas desvantagens (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A aviação hoje — que transporta milhões de pessoas a cada ano — pode superar as expectativas dos pioneiros no campo. As viagens aéreas concedem às pessoas o acesso a quase todo lugar do mundo. Aviões vêm em tamanhos que variam de extremamente pequenos e leves a grandes o suficiente para armazenar centenas de pessoas. Os regulamentos federais nos Estados Unidos fizeram da aviação uma das formas mais seguras de viajar; no entanto, o campo possui algumas desvantagens.

Viagem

Com o maior crescimento entre os tipos de transporte modernos ao longo das últimas décadas, o transporte aéreo é muito usado para viagens de longa distância. A aviação não é só uma maneira muito mais rápida de viajar, mas também — estatisticamente falando — é a mais segura. Ela também permitiu que as viagens se tornassem mais convenientes e menos exigentes fisicamente, permitindo seu uso por todos, até os idosos, crianças e deficientes.

A desvantagem é que as viagens por via aérea ainda são as mais caras em comparação a viajar em terra ou mar. Os viajantes também devem levar em consideração o tempo de espera nos aeroportos, o incômodo de linhas de segurança e a verificação da bagagem, que aumentam o tempo da viagem. As viagens aéreas podem sofrer interferências climáticas, podendo causar atrasos nos vôos. Veículos terrestres, embora não sejam imunes ao mau tempo, ainda podem viajar em condições adversas, e mesmo em um ritmo mais lento podem ser mais rápidos se o destino ficar a uma distância relativamente curta.

Carga e frete

Como as pessoas, as mercadorias que circulam pelo ar costumam chegar aos seus destinos mais rápido e com mais segurança. Isso abriu as portas no mundo dos negócios, levando a mercadoria a ser entregue em um ritmo muito mais rápido. Os serviços de transporte aéreo variam muito, desde correio comum que precisa chegar mais rápido, a helicópteros de emergência que transportam pacientes fora dos hospitais.

O transporte aéreo de carga é mais caro por quilômetro em comparação com o transporte marítimo. Se o tempo não for um fator, o transporte marítimo ainda tende a ser a preferência da maioria das empresas, devido a margens de lucro mais elevadas.

Aeroportos

O principal benefício de aeroportos é a interconexão; nenhum lugar fica de fora. Eles se conectam com quase todas as áreas do mundo. Se um aeroporto não possui voo para um determinado local, pode ser quase garantido que eles provavelmente possuem voos para um local que se conecta ao destino original.

A única desvantagem dos aeroportos é seu tamanho. Pistas e terminais devem ser grandes — e muitas vezes em grande quantidade — para abrigar o elevado número de aviões. Isso às vezes coloca aeroportos fora das cidades.

Impacto ambiental

Aeronaves, equipamentos de manutenção e instalações de reabastecimento emitem compostos orgânicos voláteis, dióxido de carbono e óxido de nitrogênio, que são prejudiciais ao meio ambiente. Um estudo de 1996 feito pelo Conselho de Defesa dos Recursos Naturais mostrou um aumento das emissões feitas por aeronaves destes poluentes em comparação às emissões feitas pelas indústrias de veículos. Apesar de não ser um problema para a maioria das pessoas, para aqueles que vivem perto de um aeroporto, a poluição sonora também pode ser um agravamento contínuo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível