Vestido de natal de crochê

Escrito por daisy peasblossom fernchild Google | Traduzido por letícia resende
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vestido de natal de crochê
O crochê é ideal para fazer vestidos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Crie um encantador vestido de Natal com cintura baixa que será estimado por você nos próximos anos. Elaborado a partir de fio de algodão lavável, o vestido possui um corpete bordado e decoração de rosas. Alinhe a saia rodada de rayon macio ou seda a uma cor que combine com as rosetas e destaque o padrão do ponto de crochê. No corpete e na saia, use pontos de crochê comuns. O vestido também pode ser criado sem enfeites.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Modelo de vestido ou um vestido que sirva
  • Jornal ou outro papel grande
  • Lápis
  • Tesoura
  • 300 g de fio de algodão para crochê de 1,5 mm
  • Agulha de crochê, tamanho H/8
  • Agulha de crochê tamanho 6/1,8
  • Miçangas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça um modelo. Selecione uma barra ou bainha de vestido que se encaixe ao usuário ou compre um padrão comercial no tamanho correto. Em papel de jornal, trace com um lápis ao redor do corpete, criando uma imagem do torso, desde os ombros até o quadril. Faça um desenho padrão para a frente e um para as costas. No padrão da frente, desenhe uma linha que vá da parte do meio frontal de uma das aberturas das mangas até o meio da outra . Desenhe uma linha que atravesse o modelo das costas a partir do fundo da abertura da manga até a outra. À medida que começar a costurar as peças do vestido, cheque-os com o molde de papel para confirmar o tamanho e a forma.

  2. 2

    Crochete o corpete. Faça uma cadeia de pontos baixos de crochê longa o suficiente para caber em torno dos quadris. Arremate o primeiro ponto de crochê e o último juntos; em seguida, faça o resto do crochê ao longo do círculo que você criou. Continue até que você tenha um tubo que vai desde os quadris até um pouco abaixo das axilas.

  3. 3

    Marque o fundo das cavas dos braços. Faça pontos em toda a volta. Em seguida, comece a diminuir o molde para um braço. Quando você chegar ao centro da segunda cava, inverta o seu trabalho e faça o crochê de volta até a outra cava. Continue a trabalhar para trás e para frente, diminuindo as primeiras linhas em cada extremidade para fazer uma forma de braço confortável. Verifique o formato do seu trabalho com o padrão.

  4. 4

    Prepare-se para bordar os últimos 5 cm ou um montante proporcional do topo do corpete. Quando restarem apenas 5 cm do topo para costurar -- enquanto trabalha em uma linha na parte de trás da peça --, corte o fio. Não passe a linha através do circuito para fazer um nó. Coloque um suporte no circuito e reserve.

  5. 5

    Conte o número de pontos de crochê da frente do corpete. Meça os pontos no corpete para ver quantos pontos verticais serão necessários para fazer 5 cm. Multiplique os pontos verticais pelos do diâmetro e, em seguida, divida por quatro. Conte o número proporcional de miçangas e pendure-os ao final do novelo de linha de crochê. Amarre a ponta do fio com as miçangas na ponta solta da linha de crochê, fazendo com que o nó fique perto do corpete.

  6. 6

    Deslize uma miçanga até a base do fio e crochete até a frente com um ponto de crochê normal. Faça mais quatro pontos regulares e, em seguida, insira mais uma pedrinha e crochete. Continue dessa maneira por toda a parte da frente do corpete. Quando você chegar ao fim, vire e faça o mesmo nas costas. Vire e coloque mais uma sequência de miçangas na parte da frente. Continue até que você tenha atingido a altura desejada para a frente. Aperte o fio e trabalhe a ponta solta do crochê.

  7. 7

    Faça pontos por 2,5 cm de diâmetro no lado avesso do topo do corpete, vire e trabalhe o lado direito. Continue, formando uma alça que passará por cima do ombro e cruzará para o lado oposto, na parte de trás. Aperte e adicione um botão na extremidade da alça. Repita a operação no lado oposto. Na parte de trás, crochete uma volta na extremidade superior do corpete para servir como um orifício de botão.

  8. 8

    Crochete em torno da parte inferior do corpete uma vez, utilizando pontos baixos, e então comece a alargar para fazer uma saia de babados. Primeira linha: cadeia tripla em um ponto; pule um. Corrente tripla no segundo ponto; corrente de três; corrente tripla no ponto anterior (faz uma forma de V); pular um; corrente tripla e repita. Quando você chegar ao final da linha, una o último ponto ao primeiro, faça uma corrente de três e uma nova linha. Continue dessa forma até a parte inferior da saia.

  9. 9

    Conte os pontos em torno da parte de baixo, divida por quatro e deslize o número de miçangas correspondente em um fio. Faça um ponto único em torno da borda inferior da saia, faça uma corrente de quatro pontos, pule dois e passe para o terceiro ponto. Continue até o fim. Na linha final, faça pontos baixos quatro vezes em torno de cada circulo criado na linha anterior e arremate com um ponto baixo no final de cada ciclo, puxando um fio através de cada ponto.

  10. 10

    Faça uma grande rosa para colocar no lado direito da cintura. Faça pequenas rosetas para cada uma das pregas ao longo da barra da saia. O mesmo padrão de pontos pode ser usado para ambos, pois a diferença de tamanho depende da diferença de peso da linha. A de 300 g e uma agulha de crochê grande (tamanho H/8) fará uma rosa de 10 cm e o fio de 1,5 mm com uma agulha pequena (tamanho 6/1.8) fará rosetas de 5 cm. Para criar as rosas, fazer uma correntinha de 55 cm, ligando as pontas. Faça dois pontos altos em cada corrente, em toda a volta. Faça sete pontos, pule três, faça um ponto alto, faça mais sete e continue em toda a volta.

  11. 11

    Faça quatro pontos no início da próxima rodada, pule um, faça cinco correntinhas, vire e faça um ponto na base da corrente. Crie uma pétala fazendo um duplo ponto alto, uma longa fileira de pontos altos e um ponto alto duplo. Em seguida, faça uma costura na base da corrente única, no meio da próxima barra. Repita a partir das cinco correntinhas dez vezes, trabalhando em torno de uma espiral no interior de cada linha anterior.

Dicas & Advertências

  • O tamanho dos fios e agulhas está descrito em medidas norte-americanas.
  • Comece cedo para conseguir terminar seu projeto antes da data festiva. Os pontos são simples, mas são muitos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível