Qual é a vestimenta mais apropriada para um funeral?

Escrito por mallory ferland | Traduzido por josé fabián
Qual é a vestimenta mais apropriada para um funeral?
É importante demonstrar respeito e pesar através da roupa levada em um funeral (graveyard image by john barber from Fotolia.com)

Ao decidir o que usar em um funeral, pense o que você vestiria em uma reunião profissional. Os homens têm muitas menos opções do que as mulheres, mas os princípios tonais básicos aplicam igualmente a ambos sexos, mesmo crianças. Um funeral é um momento de pesar, e a vestimenta deve representar isso através de tons sombrios e o melhor esforço para demonstrar respeito pelo falecido.

Cor

A pergunta "você está indo para um funeral?" feita para uma pessoa vestida toda de preto não é um exagero. O preto representa respeito em tal evento. As cores escuras são cores "atenuadas" que se misturam com o fundo, e o propósito de um funeral não é se destacar, mas focar a atenção no falecido. No entanto, a cor preta não é a única válida. Também podem ser usados o cinza e o azul marinho, destacando-os com blusas e camisas em cores brancas e neutrais.

Mulheres

As mulheres podem usar vestidos, ternos, saias ou calças sociais. Ao escolher uma peça, certifique-se de que os ombros estejam cobertos como sinal de respeito (semelhante ao código de vestuário em igrejas). Se o vestido exibir os ombros, cubra-os com um cardigan ou bolero que não precise ser removido ao entrar em um lugar. Os ternos podem ser usados com blusas brancas ou de tons neutros (não é aceito o uso de gravata nessa situação). No caso de uma saia ou calça social, escolha um tom escuro, mas poderá combinar a peça com uma blusa neutral. Também pode ser usado um chapéu, luvas brancas ou pretas ou um cachecol escuro. Deve minimizar-se o uso de joias.

Homens

Os homens não têm tantas opções para se vestir como as mulheres. É mais apropriado e esperado o uso de ternos para a ocasião. A cor adequada pode ser preta, azul marinha ou cinza (calça e jaqueta) com uma camisa de colarinho branco embaixo. Também é necessária uma gravata que combine com o conjunto e não seja decorativa, divertida ou colorida.

Sapatos

Os sapatos de mulher devem ser sociais e de cor preta ou marrom (dependendo da vestimenta), planos ou com saltos. Recomenda-se o uso de saltos de uma altura moderada, pois pode ser necessário andar muito. Os sapatos de salto agulha deveriam ser evitados, pois podem se aderir à grama ou lama do local do enterro. Os homens podem escolher sapatos sociais pretos ou de outro tom que combine com a roupa.

Crianças e bebês

Os meninos e meninas devem seguir as mesmas regras gerais do que os adultos. O sexo masculino pode usar ternos ou calças sociais escuras com uma camisa de colarinho branco, e o feminino pode escolher vestidos e saias escuras. Os bebês podem ser vestidos em qualquer roupa de cor escura (até mesmo um macacão de algodão e botinhas pretas). Se os seus filhos não tiverem calçados pretos ou marrons, podem usar outra coisa, pois as exigências são menores para eles do que para os adultos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível