Como fazer um vídeo no estilo da JibJab

Escrito por james highland | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A JibJab é uma produtora americana de vídeos para a internet que ganhou popularidade com seus vídeos satíricos, no início dos anos 2000. Muitos com conteúdo político, especialmente sobre o cenário americano, seus vídeos apresentam questões atuais em um contexto bem-humorado e animado. Embora as técnicas de animação dos vídeos tenham crescido consideravelmente, suas raízes estão na animação de "recortes". Nesse estilo, padrões e formas individuais, que se assemelham a recortes de papel virtuais, se movimentam pela tela. Com um pouco de paciência e esforço, é possível criar sua própria animação usando esse estilo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Software de animação
  • Recortes de imagens

Lista completaMinimizar

Instruções

    Faça o download do CreaToon

  1. 1

    Existe uma grande variedade de softwares disponíveis para a criação de animação em recortes. Muitos desses programas são complicados e caros. Mas o CreaToon está agora disponível para download gratuito e permite que qualquer um comece a animar imediatamente. Visite o site do CreaToon e faça o download para instalar o software.

  2. 2

    Desbloqueie o software baixando o arquivo "unlock.zip" -- também disponível no website do CreaToon -- que liberará todas as suas funções. O software nem sempre foi gratuito; a empresa adicionou um mecanismo de desbloqueio quando parou de desenvolver o programa.

  3. 3

    Antes de usar o CreaToon, familiarize-se com a interface e as técnicas do software. O website do programa oferece muitos tutoriais mostrando a maioria dos seus recursos. Será mais fácil começar a criar sua própria animação se você vir antes o que é possível fazer e como fazê-lo. Visite a página e assista aos vídeos na sessão Tips & Tricks.

    Faça a animação

  1. 1

    Junte imagens. Animações de recorte utilizam imagens prontas e depois as combinam em movimento. No CreaToon, clique no botão "Load Images" (o quarto na barra de ferramentas, da esquerda para a direita). Selecione as imagens desejadas na janela que aparecer e elas aparecerão no quadro da janela principal.

  2. 2

    Com o mouse, arraste a primeira imagem que deseja animar para "Ordem das Cenas" no lado direito da janela ou para o primeiro quadro da animação, no meio da tela.

  3. 3

    Clique no botão "Translate", no lado esquerdo do quadro, e arraste o objeto com o mouse para ajustar o tamanho da imagem e sua localização inicial. Essa ferramenta é parte principal do processo de animação e criará todos os movimentos usados nela.

  4. 4

    Clique no indicador de contagem de quadros na linha do tempo, na parte de baixo da tela. Escolha um quadro que se aproxime à duração desejada para a animação. Por exemplo, clicar no quadro 40 criará uma animação que dura 40 quadros (aproximadamente 2 segundos).

  5. 5

    Usando a ferramenta "Translate", mova o objeto para sua nova posição. Este movimento pode incluir alterações no tamanho, posição ou rotação, assim como quaisquer combinações entre elas. O movimento será criado entre as posições inicial e final do objeto. Para visualizar os resultados desse movimento, pressione o botão "Play" na linha do tempo. A animação iniciará em seu estado original e automaticamente moverá o objeto para sua posição no último quadro. Esses passos devem ser repetidos para cada objeto animado em seu vídeo.

Dicas & Advertências

  • A animação é um processo que toma tempo e é necessário ter paciência para obter bons resultados. Uma vez absorvida a metodologia básica, a complexidade das animações crescerá rapidamente.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível