10 dicas para usar a energia solar em casa

••• sellingpix/iStock/Getty Images

Muitos pensavam que o sol só era bom para o crescimento das plantas e para um dia agradável na praia, mas nunca iria competir com o carvão ou o petróleo como fonte de energia. Agora, uma combinação de fatores tecnológicos e ambientais colocaram as fontes alternativas de combustível na vanguarda da consciência pública. Longe de ser um empreendimento comercial de energia, você pode aproveitar os benefícios do sol dentro de casa para levar uma vida mais sustentável!

Overview

sellingpix/iStock/Getty Images

Muitos pensavam que o sol só era bom para o crescimento das plantas e para um dia agradável na praia, mas nunca iria competir com o carvão ou o petróleo como fonte de energia. Agora, uma combinação de fatores tecnológicos e ambientais colocaram as fontes alternativas de combustível na vanguarda da consciência pública. Longe de ser um empreendimento comercial de energia, você pode aproveitar os benefícios do sol dentro de casa para levar uma vida mais sustentável!

Esquente sua casa com energia solar passiva

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Antes de começar a colocar painéis solares em seu telhado, perceba que o sol já está aquecendo a sua casa. Aproveite para projetar suas janelas, paredes e pisos para coletar, armazenar e distribuir a energia solar. Aumente as janelas orientadas para o sul e use cores escuras. Elas absorvem o calor das paredes e pisos que recebam os raios do sol durante o dia e irradiam calor à noite, que é quando esfria.

Esfrie sua casa com energia solar passiva

Fuse/Fuse/Getty Images

Quando você pensa no sol, é provável que o associe ao calor, mas a energia solar passiva também pode ser usada para esfriar sua casa. A melhor forma de esfriar é não esquentar. E você também pode usar o calor para esfriar! Se você tiver na sua cada uma chaminé solar, o seu funcionamento tem com o princípio de que o ar quente sobe e, com isso, cria um vácuo que é preenchido pelo ar mais frio. O ar quente é expulso através de uma abertura no piso superior (ou teto), e o mais fresco é continuamente atraído para substituir o mais quente. Se você vive em um clima mais seco e quente, procure um refrigerador solar por evaporação, que esfria com a evaporação da água no ar.

Painéis solares

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Esses painéis escuros e quadrados são o que vêm frequentemente à mente quando alguém cita a energia solar. Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em eletricidade, que pode ser utilizada imediatamente ou armazenada em baterias. Os sistemas podem ser independentes, abastecendo as necessidades elétricas de sua casa, ou ligados à rede, trabalhando em conjunto com as linhas existentes do sistema de serviço.

Varal

anskuw/iStock/Getty Images

Simples e talvez um pouco comum, a ideia de colocar suas roupas molhadas no sol para secar e deixar que os outros vejam parece ter ficado obsoleta. Ests é a energia solar em sua forma mais natural e você não tem que pendurar todas as roupas. Em vez disso, experimente secar suas toalhas e lençóis.

Aquecedor solar de água

Comstock/Stockbyte/Getty Images

Aquecimento de água consome energia e é caro, representa quase 30% do consumo doméstico de energia, mas ninguém quer viver sem água quente. Aquecedores solares de água são ótimas opções e alguns são simples o suficiente para você mesmo instalar. Se duvidar, pode até recuperar facilmente seu investimento em menos de cinco anos!

Iluminação solar exterior

andreaskrappweis/iStock/Getty Images

Várias empresas oferecem uma linha completa de iluminação solar para o exterior que não exige nenhuma fiação. A instalação consiste em colocar as luzes em um lugar onde possam receber plenamente os raios solares durante o dia e os tons suaves que emitem são reminiscência do sol no fim do dia. Bonito, prático e fácil de instalar, esse tipo de iluminação funciona com energia solar e é uma opção imperdível.

Bomba de água solar

nattrass/iStock/Getty Images

As bombas solares de água fazem o mesmo trabalho que uma bomba de água comum, que podem usar luz elétrica ou combustível. Sua bomba pode funcionar com energia solar, mas para que seja eficiente, instale uma que tenha sido projetada originalmente para funcionar com a energia do sol.

Esquente sua piscina ou jacuzzi com energia solar

Elenathewise/iStock/Getty Images

Mais do que o sol caindo na água, um aquecedor solar de piscina é realmente um dos usos mais rentáveis ​​da energia solar. A água da piscina é bombeada através de um filtro e depois pelos colectores solares onde é aquecida com a energia do sol. Ajuda a economizar muito dinheiro!

Energia solar para os pequenos eletrodomésticos

triloks/iStock/Getty Images

Não está pronto para transformar o seu telhado em um painel solar? Entre no mundo de equipamentos portáteis para carregar eletrônicos pequenos. São dispositivos que convertem a energia solar em menor escala, ideais para carregar o telefone celular ou laptop enquanto você se familiariza com este tipo de energia.

Use energia solar no jardim

moodboard/moodboard/Getty Images

Seu jardim depende do sol, mas agora, no lugar de só fazer as plantas crescerem, ele pode ficar iluminado e bonito. Luzes de jardim solar, fontes de energia eólica e até mesmo sinos são ideias de decoração para o jardim.

Mais recentes

×