×
Loading ...

Por que a abóbora-amarela apodrece na videira?

A abóbora é um legume de temporadas quentes da família das cucurbitáceas, que também inclui melancias e pepinos. Ela existe em diversas formas e cores, incluindo a amarela, e cresce em videiras com flores amarelas brilhantes. A doença fúngica faz com que o vegetal comece a apodrecer na videira.

A abóbora pertence à família das cucurbitáceas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Identificação

A abóbora é suscetível à doença podridão negra, uma fase de crestamento gomoso do caule, causada pela espécie Didymella bryoniae. O fungo infecta a vegetal, tanto antes da colheita no campo quanto durante o armazenamento.

Loading...

Danos

A doença começa com manchas irregulares e amarelas nas verduras. Com o tempo as manchas tornam-se marrom-acinzentadas e encharcadas com água e, finalmente, ficam pretas. As áreas apodrecidas ficam enrugadas e pontos escuros formam corpos de frutificação dos fungos. Conforme os pontos aumentam, assumem uma aparência afundada.

Cuidados

Use solo bem drenado para o plantio e evite irrigação por aspersão, pois a umidade excessiva favorece o crescimento de fungos. Controle fungos que liberam pós nos vegetais, pois eles tornam as plantas propensas à podridão negra. A Extensão da Universidade de Connecticut recomenda tratar as abóboras colhidas a 30 ºC por duas semanas antes do armazenamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...