Por que os limões caem após o florescimento?
Butinage image by CAROL33 from Fotolia.com
Os produtores caseiros de limoeiros lamentam a quantidade do fruto que cai logo após as flores desaparecem. Embora a queda seja normal entre as plantas cítricas, as doenças, insetos e o meio ambiente também podem causar esse problema.
É normal
O Alabama Cooperative Extension System diz que a queda do limão, conhecida como abscisão, é um processo normal de desbaste típico de árvores cítricas. Um limoeiro produz mais flores do que pode fornecer nutrientes, por isso a árvore perde o fruto imaturo.
Doença
De acordo com o NSW Government of Australia, a verrugose do limão, um fungo que pode atacar as pétalas da flor de limão durante o final do desabrochamento, faz com que o fruto recém-formado caia.
A University of Florida IFAS Extension diz que outro problema é a queda de frutos depois do florescimento. As chuvas ou a irrigação mantêm as flores molhadas por tempo suficiente para desenvolver um fungo.
Insetos
De acordo com a University of Florida IFAS Extension, uma praga comum é a cochonilha-de-placas. Esses insetos se alimentam dos sucos vegetais, causando perda de folhas de moderada a severa e queda de frutos. Além disso, insetos mastigadores, como gafanhotos, grilos e lagartas, causam a queda dos frutos quando as folhas ficam danificadas.
Meio ambiente
Os fatores ambientais que causam a queda de frutos incluem muito calor em secas e pressão hídrica. De acordo com o Texas A&M System AgriLife Extension, o solo deve ter o equilíbrio correto de 13 nutrientes para evitar a queda não natural de frutos.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Jane Minogue began writing in 1974 as an editor for "Town & Country Magazine." After 25 years in technical writing and marketing, she went back to school. She has a Master of Arts in English from California State University, Northridge. Minogue is also a certified medical assistant and phlebotomy technician.
Créditos Fotográficos
Butinage image by CAROL33 from Fotolia.com