Como abrir arquivos .IPS no Visual Boy Advance

O VBA, ou Visual Boy Advance, é um emulador de jogos de Nintendo Game Boy, desde o original até o Game Boy Advance, para o PC. O emulador lê esses jogos pelo formato ROM (Memória para leitura), que é um backup do cartucho original do jogo. Existem arquivos especiais no formato IPS (International Patching System, sistema de patching internacional), que podem ter efeitos diferentes ao aplicá-los nos ROMs. Por exemplo, um arquivo IPS pode mudar o idioma do jogo para que jogadores que entendam Inglês possam jogar títulos em Japonês.

Passo 1

Baixe o arquivo IPS para a ROM que você deseja incorporar em sites especializados, como o Pocketheaven, tem vários arquivos IPS disponíveis para download.

Passo 2

Baixe a ROM sobre a qual você quer aplicar o arquivo IPS. Sites como Rom-Freaks e Romhustler tem vários jogos disponíveis, incluindo jogos japoneses.

Passo 3

Extraia, no diretório onde está instalado o Visual Boy Advance, ambos os arquivos ROM e IPS que você baixou. Renomeie o arquivo IPS com o nome do arquivo ROM. Por exemplo, se o ROM se chamar "Game01.gba", o arquivo IPS deve ser "Game01.ips".

Passo 4

Inicie o Visual Boy Advance e clique em "Options" (Opções). Selecione "Emulator" (Emulador) no menu e clique em "Automatic IPS Patching". Isto faz com que o arquivo IPS seja aberto diretamente do emulador sem precisar usar um programa externo. Isto só funciona se o nome do arquivo IPS for o mesmo da ROM.

Passo 5

Clique em "File" (Arquivo) e depois "Open" (Abrir) para selecionar a ROM. O jogo irá ser carregado e o arquivo IPS será aplicado automaticamente. Você agora poderá jogar o jogo com as alterações que o IPS aplica ao jogo.

Mais recentes

×