Como afiar uma tosquiadeira elétrica de ovelhas
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Tosquiar é o ato de cortar a pelagem de uma ovelha. A tosquia de uma ovelha não machuca o animal, na verdade, ajuda-o a manter-se confortável durante os meses quentes de verão. Apesar de alguns criadores tosquiarem suas ovelhas com tesouras manuais, muitos optam por usar tosquiadeiras elétricas, que ajudam a fazer o trabalho rapidamente, o que resulta em menos estresse para o animal. Para manter as tosquiadeiras em ótimas condições de funcionamento, é muito importante mantê-las afiadas para que o processo seja o mais suave possível. É recomendado afiar a lâmina de corte após tosquiar cerca de 10 ovelhas, ou sempre que a lâmina começar a prender na lã do animal.
Como afiar um tosquiador de ovelhas elétrico
Step 1
Remova o conjunto de lâminas de sua tosquiadeira de ovelha e anexe um ímã na parte de trás da lâmina, permitindo a você segura-lá enquanto a afia.
Step 2
Toque o conjunto de lâminas no disco diamantado, de modo que a superfície lateral da lâmina torne-se afiada novamente.
Step 3
Coloque a lâmina na roda giratória, colocando-a da parte de trás até a ponta, até que ela esteja plana em relação ao disco.
Step 4
Afie até a lâmina ficar com uma cor brilhante, que indica que ela foi bem afiada.
Step 5
Repita o mesmo processo para afiar a outra lâmina, que se move para cima e para baixo, atrás do conjunto de lâminas.
Referências
Dica
- Para afiar as lâminas com precisão, você vai precisar do equipamento adequado para fazer o trabalho. Esse equipamento é muito caro e muitas pessoas não possuem seu próprio afiador de lâminas com disco diamantado. Se você não tem o equipamento ou a experiência adequada, leve suas tosquiadeiras de ovelhas para um profissional afiar.
Sobre o Autor
Elyse James began writing professionally in 2006 after deciding to pursue a career in journalism. She has written for "The Algonquin Times" as a general assignment reporter and published blogs and articles on Webcitybeat. James holds a Bachelor of Journalism from the University of Ottawa.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images