Como afinar um banjo de 5 cordas com precisão

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O banjo de cinco cordas, também conhecido como banjo americano, é um instrumento usado normalmente no folk, bluegrass e música country. Suas cinco cordas oferecem um tom metálico e nasal. Você encontrará muitos tipos de afinação para seu banjo, mas a padrão é chamada de afinação em sol aberto. Em geral, existem duas formas para iniciantes afinarem seu instrumento, com um diapasão ou com um afinador eletrônico.

Usando um afinador eletrônico

Passo 1

Coloque seu banjo em pé no seu colo e ponha o afinador eletrônico a cerca de 30 cm a 40 cm de distância na frente do seu instrumento.

Passo 2

Ligue o afinador e toque as cordas do banjo com uma palheta de dedo, para garantir que o afinador esteja captando o sinal de áudio.

Passo 3

Toque a quinta corda, que é a mais curta e a última corda de cima no banjo. Gire a tarraxa correspondente no sentido horário para aumentar a afinação da corda, e no sentido anti-horário para diminuir o tom.

Passo 4

Ajuste a tarraxa até que o afinador eletrônico mostre "G", que corresponde à nota sol.

Passo 5

Repita esse passo para afinar as outras quatro cordas do banjo. A sequência das notas é G-D-G-B-D (Sol alto, Ré baixo, Sol baixo, Si e Ré alto).

Usando um diapasão

Passo 1

Coloque o banjo em pé no seu colo. Bata o diapasão em uma superfície dura para que a nota sol seja criada.

Passo 2

Toque a quinta corda do banjo. Simultaneamente ajuste a tarraxa até que a corda fique com a mesma afinação que o diapasão.

Passo 3

Use o diapasão em Ré, Sol e Si para afinar as outras cordas em sol aberto.

Mais recentes

×