×
Loading ...

Como afinar um berimbau

Berimbau é um arco musical com uma única corda, tradicionalmente usado na capoeira e no candomblé. O berimbau é composto por um arco de madeira chamado de verga, um fio de aço chamado de arame e uma cabaça. Os músicos tocam o instrumento golpeando-o com uma pequena vara, chamada baqueta, e o tom é controlado ao deslizar uma pedra ou uma moeda, subindo e descendo pelo arame.

Instruções

O caxixi é um chacoalho de cesto usado às vezes junto com o berimbau (caxixi image by Chi from Fotolia.com)
  1. Enrole o arame em torno da extremidade da verga três vezes. Enrole o arame em torno de si, em uma espiral apertada, por cerca de 2,5 cm, para prendê-lo na extremidade.

    Loading...
  2. Dobre a extremidade livre do arame de volta sobre si mesma e torça-a em torno cerca de seis vezes, para fazer um laço. O laço deve ser grande o suficiente para passar um pedaço de barbante através dele.

  3. Amarre um pedaço de barbante no laço. Puxe o arame sobre a extremidade livre do berimbau, no lado oposto de onde ele está amarrado.

  4. Dobre levemente o berimbau, segurando-o no seu colo e empurrando para baixo, colocando-o entre duas cadeiras e empurrando, ou equilibrando a extremidade com o arame amarrado a ele no chão e empurrando no topo do arco. Puxe o arame sobre a verga, para assegurar a curvatura.

  5. Enrole o arame em torno da verga, para que fique aproximadamente 12 cm para baixo no arco, deixando uma cauda solta de barbante. Enrole o barbante ao redor do arco quatro ou cinco vezes, para ancorar o arame. Enrole a extremidade solta do barbante sob si mesmo, para prendê-lo no lugar.

  6. Aperte o arame em direção à verga e deslize a cabaça pelo berimbau. Bata no arame com a baqueta, para testar o tom. Continue deslizando a cabaça para aumentar o tom, até atingir o tom desejado.

Loading...

O que você precisa

  • Berimbau
  • Arame
  • Barbante
  • Baqueta

Referências

Loading ...
Loading ...