Como afrouxar um cadeado enferrujado

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Se um cadeado ficar exposto às intempéries por muito tempo, ele poderá enferrujar, especialmente se estiver perto do mar. Se a parte externa estiver coberta de ferrugem, os mecanismos internos também costumam estar corroídos, fazendo com que seja difícil destrancar o cadeado, mesmo usando sua chave. Embora cortar o cadeado usando um cortador seja sempre uma opção, você pode tentar usar técnicas mais refinadas, para ver se consegue fazê-lo funcionar novamente.

Passo 1

Limpe qualquer sujeira ou detrito do cadeado usando um pano limpo. Lixe levemente o cadeado com uma lixa média para se livrar do excesso de ferrugem.

Passo 2

Aplique um lubrificante no buraco da fechadura e nos buracos da barra. Cubra seu interior completamente. Aguarde cerca de 30 minutos para que o lubrificante passe pelos rolamentos do cadeado.

Passo 3

Bata levemente no cadeado com um martelo pequeno, para quebrar o selo de ferrugem. Bata sobre o cadeado, perto dos buracos da barra, mas não use muita força, apenas algumas batidas leves. Use a alça para bater na abertura da chave e na barra curva.

Passo 4

Insira a chave na fechadura e tente girá-la. Caso o cadeado resista, balance-o para frente e para trás algumas vezes. Seja gentil e não quebre a chave.

Passo 5

Repita os passos, caso não obtenha sucesso da primeira vez. Se ainda não conseguir soltar o cadeado, use uma ferramenta giratória, serra ou cortador de parafusos para remover a barra.

Mais recentes

×