Como soltar um freio de mão travado

••• Car Brake image by Joelyn Pullano from Fotolia.com

Em muitos veículos, o freio de mão pode ficar travado se ficar levantado por muito tempo ou se utilizados ao extremo. Se você sentir que o freio de mão está agarrando quando o veículo está em movimento, tente localizar a causa do problema. Isso pode ser causado por corrosão, problemas no cabo do freio de mão, na alavanca ou mesmo no conjunto de freio

Passo 1

Passo 1

Agite os freios fisicamente, acionando e soltando o freio de mão algumas vezes. Também tente ir para frente ou de ré com o veículo para tentar soltá-los. Pode-se, ainda, balançar a parte de trás do carro próximo da roda travada.

Passo 2

Levante o carro em segurança com o macaco. Remova a roda para ter acesso ao freio travado. Dê algumas leves batidas com o martelo no tambor de freio para tentar desgrudar as sapatas, mas cuidado para não danificar nenhuma peça enquanto executa essa tarefa.

Passo 3

Verifique o cabo do freio para ver se ele não está arrebentado ou travado. Solte o cabo por baixo do banco de trás do carro e aplique removedor de ferrugem. Se necessário, troque o cabo.

Passo 4

Utilize duas chaves de fenda nos acessos do tambor de freio para afrouxar os parafusos de tensão. Remova o tambor de freio e troque o cabo, pastilhas e molas de retorno, se necessário. Verifique o manual do veículo para obter informações de procedimentos detalhados para seu modelo específico. Remonte os freios, abaixe o macaco e teste o freio de mão.

Mais recentes

×