Agentes que dissolvem óleo

Para dissolver óleo vegetal, é necessário utilizar agentes emulsificantes e surfactantes

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Se você já colocou óleo vegetal e água dentro de um recipiente e agitou, deve ter percebido que essas duas substâncias não se misturam. Essa é uma das razões por que vazamentos de óleo no oceano são tão destrutivos e também explica a importância de agentes emulsificantes e surfactantes. Vários desses agentes são usados diariamente em produtos de limpeza, cosméticos e até mesmo em alimentos, com a finalidade de dissolver óleo.

Álcool isopropílico

O álcool isopropílico, também chamado de isopropanol, é um composto químico incolor, inflamável e de forte odor amargo. Ele faz parte da composição em alguns produtos de limpeza devido à sua habilidade de dissolver uma grande variedade de compostos apolares presentes em gorduras e em óleos.

Emulsificantes

Emulsificante é uma substância que permite a mistura de líquidos que normalmente não seriam miscíveis, como, por exemplo, o óleo e a água. Eles são utilizados na formulação de protetores solares, loções e limpadores, assim como em cremes hidratantes e géis de cabelo. Os emulsificantes, portanto, ajudam na dissolução do óleo na água, de forma que essas substâncias possam ser combinadas, tornando-se úteis. Alguns exemplos de agentes emulsificantes mais comuns incluem as carrageninas, as lecitinas e o ágar.

Surfactantes

Um surfactante, ou agente de atividade superficial, é uma substância comumente utilizada para limpar graxa e manchas de óleo. Quando dissolvidos em água, os surfactantes podem ser utilizados juntamente com emulsificantes, para dissolver óleo, removendo-o da pele, de um tapete ou de roupas. É possível encontrar surfactantes em detergentes, herbicidas e pesticidas.

Agentes em pó

O ácido diacetil tartárico, mais comumente chamado de DATEM, é um emulsificante em pó muito utilizado em comidas para amenizar ou dissolver substâncias oleosas, possibilitando que elas se misturem com outros ingredientes que, sem esse agente, seriam incompatíveis. O resultado é um prato com aparência mais agradável. O ácido diacetil tartárico também é utilizado na produção de pães, para abrandar o glúten da farinha de trigo, permitindo que o pão asse de forma mais uniforme.

eHow Brasil
×