O que auxilia a dissolver óleos de fragrâncias em água?

••• perfume & flowers image by Sonar from Fotolia.com

A água é um solvente natural que dissolve muitas substâncias, como o sal. Infelizmente, nem tudo é solúvel em água, o que inclui óleos. Óleo de fragrâncias é um tipo de óleo encontrado em muitos produtos de higiene pessoal que contêm água, no entanto, esses produtos apresentam uma textura uniforme.

Definição

O óleo de fragrância pode ser 100% sintético ou conter até 80% de óleo essencial misturado com óleo base (utilizado para a diluição do primeiro). De acordo com o site TeachSoap, os óleos de fragrâncias são predominantemente artificiais ou sintéticos.

Solventes

ethanol - alcohol image by Cornelia Pithart from Fotolia.com

O álcool é o solvente mais comumente utilizado para diluir o óleo de fragrância na água. Emulsificadores, ingredientes que ligam o óleo à água, auxiliam na dissolução e são usados em produtos com textura cremosa.

Tipos

O álcool desnaturado (álcool SD) é o mais comum utilizado para dissolver óleo de fragrância na água. O site Arizona Natural Resources lista lecitina, lauril-éter sulfato de sódio, lauril sulfato de sódio, álcool cetílico e polissorbato como emulsificadores comuns.

Produtos

body lotion image by PinkShot from Fotolia.com

O álcool desnaturado é usado para baratear as fragrâncias à base de água, como água-de-cheiro e água-de-banho. O álcool cetílico, lauril-éter de sódio e polissorbato são usados para dissolver óleo de fragrância na água para cremes, loções, xampus, condicionadores e sabonetes líquidos.

Benefícios

bottles of perfume image by JoLin from Fotolia.com

Os emulsificadores dissolvem o óleo de fragrância na água para evitar que os dois se separem, tornando necessário agitar produtos como xampu antes de usá-los. Os consumidores podem desfrutar de versões mais baratas de perfumes, águas-de-cheiro e águas-de-banho, já que o álcool dissolve o óleo na água, criando uma fragrância menos concentrada.

Mais recentes

×