Como ajustar um regulador de gás

••• gas image by andrew chambers from Fotolia.com

Um regulador de pressão de gás é um dispositivo intermediário entre a fonte de gás (normalmente uma linha ou um tanque) e o equipamento consumidor. Eles são necessários, pois a pressão do tanque ou a linha tem de ser reduzida para um nível utilizável antes de ser entregue ao dispositivo de gás. Deve-se manter uma pressão adequada para que o equipamento funcione corretamente e para evitar possíveis explosões.

Passo 1

Inspecione visualmente o regulador. Familiarize-se com os diferentes medidores de pressão e assegure que você entenda o que cada um deles está medindo.

Passo 2

Determine quais as medidas de bitola da pressão da linha. Na maioria dos reguladores utilizados, isso estará escrito na próprio superfície do equipamento.

Passo 3

Determine qual pressão é necessária baseando-se no manual do proprietário do equipamento.

Passo 4

Ajuste a pressão da linha. Gire o botão de ajuste no sentido horário até atingir a pressão desejada. Se você ultrapassar a pressão, gire lentamente o botão de volta no sentido contrário. A volta no sentido horário aumentará a pressão ou abrirá a válvula. A volta no sentido anti-horário diminuirá a pressão e fechará a válvula.

Mais recentes

×